O que é fibrose pulmonar, doença que causou morte de Rita de Cássia

Rita de Cássia morreu aos 50 anos após ser internada com fibrose pulmonar idiopática.

Pulmão afetado por fibrose pulmonar de origem medicamentosa – Imagem: James Heilman, MD, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

A cantora e compositora de forró Rita de Cássia morreu na terça-feira (3), aos 50 anos, após ser internada em Fortaleza, no Ceará, com um quadro de fibrose pulmonar idiopática. A doença afeta os pulmões e entre os principais sintomas está a falta de ar. 

O que é fibrose pulmonar?

De acordo com o médico pneumologista Constantino Cartaxo, o termo fibrose está relacionado ao processo alterado de cicatrização dos tecidos do corpo. No caso da fibrose pulmonar, este problema acontece no pulmão. 

“Para que aconteça a doença é preciso ter um fator genético para a cicatrização desregular, e também um fator desencadeante. Uma vez que o processo desencadeante inicia o processo de cicatrização, ele se torna inadequado, levando à modificações anatômicas e funcionais do órgão que afeta. Ou seja, ele muda a estrutura e a função do órgão. No caso do pulmão, cuja função é a troca de ar, ela vai ficar prejudicada ao longo do tempo, o que leva aos sintomas e até a morte”, diz.

Quem pode ter e o que causa a doença?

Segundo o médico, pessoas de qualquer idade podem desenvolver a fibrose pulmonar, desde recém-nascidos a idosos, que são a maioria dos casos. A fibrose pode ter várias origens, como doenças infecciosas, autoimunes, traumas no pulmão, medicamentos, entre outros.

“Ainda assim existe a fibrose pulmonar idiopática, que é quando apesar de todos os exames, não é possível identificar a causa da doença”, diz o pneumologista. 

Quais são os sintomas da doença?

A fibrose pulmonar se manifesta inicialmente por meio do cansaço, pela sensação de falta de ar. Em um primeiro estágio, o paciente sente o desconforto após atividades físicas de grande esforço. Com a evolução, a falta de ar passa a ser sentida também em atividades de pouco esforço e em um estágio mais avançado, até mesmo em situação de repouso.

“Essa falta de ar leva à dessaturação, que é quando o pulmão não consegue mais fazer a troca de ar. A quantidade de oxigênio no sangue vai cair progressivamente e, com isso, aparece a cianose, que é a cor roxa que surge nas unhas, nos lábios, mostrando que há um processo de dessaturação”, explica Constantino. 

Como é a evolução?

De acordo com o médico, a evolução da fibrose depende da causa da doença. Em alguns casos, a progressão é muito rápida. “Quando a causa está relacionada a algumas infecções no pulmão, a fibrose pode ser muito rápida e levar à morte em pouco tempo. Mas em outros casos, a doença se arrasta ao longo da vida fazendo com que o paciente possa chegar a idades bem avançadas”, diz. 

A fibrose pulmonar tem cura?

Segundo Constantino Cartaxo, a fibrose pulmonar não tem uma cura específica, mas é uma doença controlável. “Uma vez que o processo de cicatrização está modificado, é possível controlar esse processo. É difícil falar em cura pois a fibrose depende muito da causa, que pode ser muito diversa. Cura mesmo, são em pouquíssimas situações, mas na maioria dos casos, é possível controlar a evolução da doença”, conta.

O tratamento do quadro pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de medicamentos que reduzem a tosse, a dor, corticóides para a inflamação e também a oxigenoterapia. Todos eles são voltados ao controle dos sintomas da doença e, em alguns casos, pode ser feito até mesmo o transplante de pulmão. 

Diferença entre fibrose pulmonar e fibrose cística

Algumas pessoas confundem a fibrose pulmonar com a fibrose cística. “Embora o termo ‘fibrose’ apareça nas duas doenças, pois ambas alteram o processo de cicatrização do pulmão, a causa e o funcionamento das doenças são diferentes”, explica o pneumologista. 

Na fibrose cística, há uma desregulação de uma proteína que atua no muco pulmonar, no catarro, tornando-o espesso. “Isso faz com que ele fique preso no pulmão, sem ser eliminado, causando infecções”, diz. 

A fibrose cística também acomete outras áreas do organismo, como o pâncreas, e também pode causar infertilidade. 

No caso da fibrose pulmonar, o pulmão é o único órgão afetado. A doença pode ter várias origens e a evolução e tratamento é diferente.