Veja datas e programação de 24 festas da Paraíba em 2023

Festas tradicionais com shows gratuitos devem acontecer na Paraíba em 2023. Veja datas, programação e tudo que já foi divulgado.

São João de Campina Grande – Imagem: Emanuel Tadeu/Divulgação

A Paraíba tem várias festas tradicionais e gratuitas que já fazem parte do calendário cultural anual! 🎉 Para ajudar você a se programar, o Jornal da Paraíba preparou uma lista com os eventos gratuitos mais tradicionais que devem acontecer no estado em 2023, com datas e programação já divulgada até agora (confira abaixo).

Festas tradicionais da Paraíba em 2023

Verão de Conde (janeiro)

Projeto que faz parte do calendário de eventos do município, com artistas locais, regionais e nacionais durante todos os sábados de janeiro.

Festa de Reis – Queimadas (janeiro):

As festividades contam com parques de diversão, barracas de comidas e bebidas, missas, shows de louvor, procissões, quermesses e programação cultural.

Festa de Reis/Padroeira de Bananeiras (janeiro)

Festejos ocorrem com novenas, missas, ofícios, bingos, tendas de comidas típicas, quermesses, procissão, parques de diversão e shows.

Festa da Luz – Guarabira (fevereiro)

A Festa da Luz acontece entre 3 e 5 de fevereiro de 2023, no Parque do Poeta Ronaldo Cunha Lima, em Guarabira. O evento tradicional movimenta a economia local e gera empregos temporários, além de impulsionar o turismo na região.

Com uma programação repleta de atrações, o evento conta com nomes de peso da música brasileira, como Wesley Safadão, Léo Santana, Solange Almeida e Calcinha Preta.

Além dos shows, o evento também oferece opções de diversão para toda a família, como parques de diversões, praça de alimentação e feiras de artesanato.

“Carnaval Tradição” de João Pessoa (fevereiro)

O Carnaval Tradição de João Pessoa acontece na Avenida Duarte da Silveira. No local, desfilam tribos indígenas, clubes de orquestra, ala ursas e escolas de samba. As melhores de cada categoria são premiadas e voltam a desfilar no sábado após o carnaval.

Carnaval de Jacumã (fevereiro)

Localizada no município do Conde, Litoral Sul da Paraíba, o tradicional carnaval acontece em praça pública. Os shows são realizados no palco na Quadra de Jacumã, à beira-mar. Além disso, há desfiles de blocos durante os dias de folia, alguns com orquestras de frevo, outros com trios elétricos.

“Carnaval das Águas” de Coremas (fevereiro)

Evento tradicional do município onde fica localizado o maior reservatório hídrico da Paraíba, o Carnaval de Coremas conta com shows gratuitos, blocos de Rua e eventos carnavalescos que agitam os foliões.

Campina Folia – Campina Grande (fevereiro)

Após hiato de 2 anos sem acontecer devido à pandemia da Covid-19, o Campina Folia 2023 acontecerá de 28 de janeiro até 25 de fevereiro, com desfiles de blocos e bailes carnavalescos, além de trios elétricos com shows às margens do Açude Velho.

Carnaval da Paz – Campina Grande (fevereiro) 

Os encontros religiosos realizam programações dos respectivos eventos, levando a Campina Grande milhares de pessoas das mais variadas religiões, credos e crenças durante o período carnavalesco.

São João de Campina Grande (junho/julho)

O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, é um evento que já se tornou referência nacional e costuma reunir milhares de pessoas de todas as partes do país. O São João 2023 de Campina Grande está previsto para acontecer a partir do dia 2 de junho, no Parque do Povo.

Com uma programação repleta de atrações, o evento deve contar com apresentações religiosas e shows de artistas regionais e nacionais. A duração dos festejos e data de encerramento ainda não foram confirmados.

O Maior São João do Mundo faz parte do calendário nacional do turismo e é um dos principais eventos do Nordeste brasileiro. A programação oferece uma grande variedade de opções para os visitantes, incluindo comidas típicas e atrações musicais e muito forró.

A cidade de Campina Grande se transforma em um verdadeiro arraial, com ruas decoradas, quadrilhas juninas e muita animação.

São João de Bananeiras (junho/julho)

Realizado com duração de 30 dias pela primeira vez em 2022, o São João de Bananeiras promete manter a vasta programação de shows regionais e nacionais gratuitos este ano.

São João de Patos (junho)

Realizado tradicionalmente nos cinco dias que antecedem o feriado de São João, o festejo de Patos conta com shows gratuitos de artistas nacionais no palco principal, além de atrações culturais em espaços montados no Terreiro do Forró. Uma vila cenográfica também é montada para visitação no Sítio São João, que fica na Praça Getúlio Vargas.

São João de Monteiro (junho)

O festejo junino de Monteiro, no Cariri paraibano, conta com festival de quadrilhas, forró pé de serra e um palco principal com shows de artistas regionais e nacionais.

Festa de Bode Rei – Cabaceiras (junho)

Além de shows, o Bode Rei tem festival gastronômico e eventos culturais como apresentações de quadrilhas juninas, exposição de animais, desfiles e competições. Este ano, o evento deve acontecer nos dias 2, 3 e 4 de junho, de acordo com a Prefeitura Municipal de Cabaceiras.

Festa de São Pedro – Itaporanga (junho) 

Patrimônio Histórico Cultural Imaterial da Paraíba, acontece sempre em datas próximas ao dia dedicado ao santo – 29 de junho. O evento aquece a economia com programação de shows gratuitos.

Festa do Bode na Rua – Gurjão (julho)

Com feiras, exposições de animais, artesanatos e shows gratuitos em praça pública, o Bode na Rua de Gurjão acontece há mais de 20 anos.

Festa das Neves – João Pessoa (julho/agosto)

A Festa das Neves é um evento religioso e cultural que acontece anualmente em João Pessoa, capital da Paraíba. Em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora das Neves, o evento é um dos principais do calendário cultural local e atrai turistas de todas as partes do país. O evento conta com diversas atrações, como parques de diversão, missas e shows de artistas nacionais e regionais.

A programação ocorre no Parque Sólon de Lucena, um dos principais cartões postais da cidade. Além da programação festiva, é um momento de renovação da fé para os católicos locais, que celebram a padroeira com muita devoção e emoção.

Rota Cultural Caminhos do Frio – Cidades do Brejo (julho – setembro)

A Rota Cultural Caminhos do Frio é um evento multicultural que movimenta a economia do Brejo paraibano. A programação de shows inclui os municípios de Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

Festival de Inverno de Campina Grande (agosto)

O Festival de Inverno de Campina Grande é um evento cultural tradicional que ocorre há mais de 40 anos na Paraíba. Com oficinas, espetáculos de teatro e dança, além de apresentações musicais, o festival oferece uma ampla programação gratuita para todas as idades.

Há eventos em espaços fechados, como apresentações no Teatro Municipal Severino Cabral, além da programação de shows em praça pública que é aberta ao público. O evento atrai turistas de todo o país e movimenta a economia local, além de promover a cultura e o entretenimento.

Festival do Queijo – Soledade (setembro)

Evento conta com exposições e festival gastronômico.

Circuito Raízes do Brejo (setembro – dezembro)

A Rota Cultural Raízes do Brejo percorre dez cidades do Brejo paraibano com programação cultural e turística. Em 2022, as comemorações aconteceram em Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos.

Festa da Carne de Sol – Picuí (novembro)

‘Capital Mundial da Carne de Sol’, Picuí sedia o festival com shows gratuitos, palestras, concursos de belezas e uma série de atrações ligadas à cultura gastronômica. O evento começou em 1997.

Festa da Laranja – Matinhas (novembro)

Evento anual que atrai turistas e moradores locais para celebrar a cultura e a produção de laranjas da região. A programação acontece no Parque da Laranja, uma área com mais de 30 mil metros quadrados, e oferece uma variedade de atrações para os visitantes.

Além dos shows gratuitos de artistas regionais e nacionais, há um parque de diversões com atrações para todas as idades. A trilha da laranja é uma opção para quem quer se aventurar pela natureza e conhecer de perto as plantações de laranja. O encontro de motos também é uma atração à parte.

Natal Iluminado – Campina Grande (dezembro)

A estrutura localizada às margens do Açude Velho fica disponível gratuitamente para o público com decoração e iluminação natalina, além de opções gastronômicas e parques de diversões.