Festival Cultural da China começa nesta sexta-feira (3); programação vai até domingo em João Pessoa

Visitantes poderão participar de palestras, degustação de culinária chinesa, exposição de filmes chineses, pintura de rosto para as crianças, oficinas de caligrafia chinesa e muito mais.

Festival Cultural da China traz programação diversa a partir desta sexta-feira (3) em João Pessoa. (Foto: Divulgação/Festival Cultural da China).

O primeiro festival de celebração da cultura chinesa do Nordeste acontece a partir das 19h desta sexta-feira (3), em João Pessoa, com abertura no Teatro Pedra do Reino. O I Festival Cultural da China tem atrações até o domingo (5) na Usina Cultural Energisa e conta com oficinas artísticas, palestras, exposições, gastronomia e atividades para todas as idades.

LEIA TAMBÉM:

Os visitantes poderão participar de palestras, degustação de culinária chinesa, exposição de filmes chineses, contação de histórias temáticas, pintura de rosto para as crianças, oficinas de caligrafia chinesa, artesanato, Tai Chi Chuan e Kung Fu, apresentações e demonstrações sobre a medicina oriental, entre outras atividades.

A abertura do evento contará com a presença de autoridades chinesas e paraibanas, além das apresentações culturais de música e dança com artistas dos dois países, mostrando a interatividade e cooperação entre ambos os países.

A pianista chinesa e professora adjunta da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Nan Qi, apresentará 5 peças musicais chinesas, junto ao pianista Durval Cesetti, ao tenor Kaio Morais e ao trombonista, Gilvando Pereira.

Também haverá apresentação da Orquestra Criança Cidadã de Recife, da Ópera do Pandeiro e Ely Porto e a tradicional Dança dos Leões, que é realizada por artistas fantasiados de leões chineses, acompanhados por gongos e tambores, representando uma chuva de boa sorte.

A Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) está à frente da organização do festival, com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), da Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL-China).

Além disso, o evento também conta com a colaboração da Embaixada da China em Brasília, do Consulado Geral da China em Recife, do Setor de Relações Internacionais (SRI) da UFRN e da Associação Chinesa Paraibana do Brasil.