icon search
icon search
home icon Home > qual a boa?
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

QUAL A BOA?

Paraibano Micael Melo lidera lista do YouTube de criadores de conteúdo que mais cresceram em 2023

Micael Melo é o primeiro lugar no ranking de Breakout Creators. Ele tem mais de 7 milhões de seguidores.

Publicado em 30/11/2023 às 7:03 | Atualizado em 30/11/2023 às 16:50


                                        
                                            Paraibano Micael Melo lidera lista do YouTube de criadores de conteúdo que mais cresceram em 2023
Youtuber paraibano é destaque em lista lista dos mais criadores de conteúdo que mais cresceram em 2023. Foto: arquivo pessoal.

O paraibano Micael Melo está em primeiro lugar no ranking do Youtube de criadores de conteúdo que mais cresceram em acessos em 2023, chamados de Breakout Creators.  A lista foi divulgada nesta quinta-feira (30) pela plataforma de vídeos. Micael vive entre a Paraíba e os Estados Unidos e faz vídeos mostrando sua rotina no país estrangeiro. Micael tem 7,23 milhões de inscritos em seu canal no YouTube.

"Isso é inacreditável. Pra quem está há tantos anos tentando crescer finalmente tenho a sensação que cheguei onde queria chegar. Mas isso é apenas o começo. Sem dúvidas estar no topo de uma lista como essa me traz muitas memórias de tudo que passei pra chegar até aqui. Hoje estou realizado com o trabalho que faço nas redes sociais, e por ter o reconhecimento de tantas crianças, adolescentes e os seus pais", disse o youtuber comemorando o resultado do ranking.

Natural de João Pessoa, Micael tem 25 anos e começou a produzir vídeos em 2017. O jovem diz que seu objetivo com as produções é levar alegria para quem assiste os seus vídeos. "Encontrei nos vídeos e na internet a forma de propagar essa alegria de forma exponencial, para milhões de pessoas”, comentou.

O Breakout Creators é uma das tradicionais listas de fim de ano do Youtube. Ela traz os criadores revelação do ano e  Micael é seguido por Figuritalo, em segundo lugar, que produz vídeos divertidos e com experimentos; e Léo Medeiros, em terceiro lugar, que faz vídeos de comédia, conta histórias e desafios.

Mudança para os Estados Unidos

O criador de conteúdo conta que desenvolveu o inglês ao estudar em uma escola bilíngue. De 2016 a 2018 cursou biomedicina em um estado da Virgínia, nos Estados Unidos, e tinha intenção de ingressar em medicina. Contudo, quando descobriu o mundo do YouTube percebeu que continuar cursando na área da saúde não fazia mais sentido para ele.

Entre 2018 a 2020, Micael mudou de curso para estudar Negócios-Gestão de Projetos na mesma universidade e se formou nesta área. Desde então, ele conta que mantém uma boa relação com o país, mas vive em João Pessoa. "Vou aos Estados Unidos para gravar ou ter novas experiências".

Início da produção de vídeos


				
					Paraibano Micael Melo lidera lista do YouTube de criadores de conteúdo que mais cresceram em 2023
Micael Melo recebe placa dourada por YouTube por ultrapassar quantidade de inscritos. Foto: Arquivo Pessoal.. Micael Melo recebe placa dourada por YouTube por ultrapassar quantidade de inscritos. Foto: arquivo pessoal.

Melo relata que começou a produzir em 2017, quando por meio de um amigo entrou no mundo da internet.

Quando vi o carinho que eles tinham dos fãs e o reconhecimento por fazer um conteúdo divertido, isso me despertou uma grande vontade de entrar nesse meio”, disse Micael.

Ele também diz que sempre se sentiu um peixe fora d’água e que as profissões tradicionais como médico, engenheiro, advogado, nunca o convenceram. Além disso, ele sabia que era diferente e foi no YouTube que ele viu uma oportunidade para fazer algo que gostasse.

Vergonha das câmeras

Micael lembra que o começo da sua carreira não foi fácil e nem natural. O criador de conteúdo lembra que era “terrível” em frente às câmeras, mas é muito grato ao Micael envergonhado, tímido, medroso, por ter começado.

As pessoas acham que precisam de tudo perfeito para começar, mas as condições perfeitas não existem, você tem que fazer o que tem que ser feito com o que você tem a disposição”, declarou.

Rotina de produção de vídeos

Melo relembra que tentou vários tipos de conteúdo, mas não se identificava com eles. Ele conta que não tinha uma identidade própria.

É tanto que em todos esses anos produzindo vídeo, meu canal no Youtube chegou a 800 mil inscritos em março de 2023. Quando eu resolvi que queria fazer algo único, diferente, inovador, foi quando os números dispararam. em pouco mais de 8 meses o canal vai finalizar o ano com mais de 8 milhões de inscritos”, ele falou.

Micael comemora que seu canal agora tem uma identidade e as pessoas o conhecem pelas histórias que contam em seus vídeos. Ele também afirma que seus conteúdos são muito bem pensados.

Cada frase está ali por uma razão, pra prender a atenção da audiência do começo ao fim, mas tudo isso veio com prática e muito estudo sobre a plataforma e comportamento humano, no final das contas, as pessoas amam histórias e eu estou lá para contá-las”, diz Melo.

Criação de vídeos

Ele explica que existe uma ciência por trás dos vídeos, e isso está incluído em sua rotina quando ele criou os roteiros. Micael conta que seu processo de criação é simples.

Na pré-produção, é onde Micael escolhe uma ideia de vídeo que possa viralizar, se baseando em coisas que acontecem no dia a dia, e fazem as pessoas se identificarem. Depois ele cria um roteiro e faz um storytelling para que o conteúdo prenda o espectador do começo ao fim. Ele já começa entregando um gostinho do vídeo, e o grand finale é a cereja do bolo. Dessa forma, Melo explica que, a pessoa já sabe do que se trata o vídeo nos primeiros segundos e no final ela sai satisfeita por eu ter entregado mais que o esperado.

Depois, ele grava os vídeos seguindo o roteiro e manda para a edição.

Hoje tenho equipe com mais de 3 editores, uma pessoa só pra cortar o vídeo, outra só pra fazer a sonoplastia, outra pra colocar os efeitos especiais. Fora designers, thumb makers, roteirista pra vídeos longos, e muitas outras coisas”, comenta.

Por fim, na pós-produção, ele se vendo satisfeito com o trabalho, publica o vídeo. Dias depois de postado, ele analisa as métricas, vê a retenção, taxa de clique, engajamento, e estuda o que pode melhorar para o próximo vídeo.

Isso permite um crescimento contínuo, e graças a humildade de sempre querer melhorar, sempre entender que não existe um vídeo perfeito, isso permite com que os vídeos fiquem cada vez melhores. Esse é o mindset que eu utilizo e que me fará um dos maiores do Brasil em breve. Sei onde vou chegar”, declarou o produtor de conteúdo.

Diferenças entre produzir para o YouTube e para o Tik Tok

Micael explica que cada plataforma tem suas características, mas a ideia é basicamente a mesma. O Youtube e o TikTok tem espaço para vídeos curtos com alto poder de viralização, mas a monetização de verdade vem com os vídeos longos do Youtube.

Ele define que os vídeos curtos geram audiência, mas são os vídeos longos que geram conexão com essa audiência, e onde há conexão, a monetização vem em maior quantidade.

 Micael tem 4.2 milhões de seguidores no Tik Tok e 461.458 seguidores no Instagram

https://www.tiktok.com/@micaelmmelo/video/7304810950392155398?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7304381784699307525

Lidando com a fama

Melo define que sua fama é consequência de um trabalho bem feito. Ele diz que:

Quanto melhor for seu trabalho, a tendência é que mais pessoas o conheçam e isso é bem legal. Amo o contato com os fãs do meu conteúdo, mas não me apego a isso, porque fama, um dia vai embora. O que fica de verdade, é a influência e o impacto que eu tive na vida dessas pessoas

Metas para o futuro

Micael conta que uma de suas metas é ultrapassar Casimiro, que tem 9.5 milhões de inscritos, na plataforma. "É uma meta legal que os seguidores engajam e gostam de acompanhar. Acaba virando meta deles também”, brincou o produtor de conteúdo.


				
					Paraibano Micael Melo lidera lista do YouTube de criadores de conteúdo que mais cresceram em 2023
Paraibano é um dos 10 criadores de conteúdo do YouTube que mais cresceram neste ano. Foto: arquivo pessoal.. Paraibano é um dos 10 criadores de conteúdo do YouTube que mais cresceram neste ano. Foto: arquivo pessoal.

Além disso, Melo quer criar um projeto de um canal novo focado em ensinar as pessoas a crescerem seus canais no YouTube e viverem disso.

*Sob supervisão de Jhonathan Oliveira 

Imagem

Katharina Moura

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp