Desde o último fim de semana, quando o Parque do Povo foi invadido após ter os portões fechados para evitar uma superlotação, a prefeitura avalia a possibilidade de fazer mudanças na área onde acontece o São João de Campina Grande. Nesta terça-feira (6), foi apresentado um projeto de requalificação do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), que pode ajudar na ampliação do espaço. Por isso, o Jornal da Paraíba preparou um resumo da proposta.
Possibilidade 1 – Requalificação do Açude Novo
A intenção, nesse caso, é construir uma ponte, que possibilite a abertura de um túnel (para a passagem de pessoas) de 40 metros na rua Lino Gomes, interligando o Açude Novo ao Parque do Povo.
Com a requalificação, a parte cenográfica do Parque do Povo ficaria no Açude Novo. Já o PP, seria um espaço mais vago para shows.
Essa etapa de requalificação deve custar R$ 14 milhões e a ordem de serviço pode assinada até novembro deste ano. Mas só a construção da ponte está prevista para seis a oito meses. Por isso, não há garantias de que a alternativa estaria disponível até o próximo São João.
Possibilidade 2 – Desapropriação de imóveis
Outra opção analisada, mas que ainda não tem proposta definida, pela prefeitura é a desapropriação de imóveis localizados em dois quarteirões vizinhos com a parte inferior do Parque do Povo.
Dessa forma, o palco principal poderia ser realocado na parte de baixo do espaço.
1 + 2 = O que mudaria em termos de área
Com a implantação das duas mudanças juntas, de acordo com a prefeitura, o Parque do Povo passaria de 26 mil metros quadrados de área para quase 100 mil metros quadrados.
Possibilidade 3 – Novo espaço para shows
Também foi sugerida a construção de um novo espaço para a realização do São João de Campina Grande, na parte sudoeste da cidade.
O prefeito, inclusive, chegou a fazer uma enquete em um perfil de rede social com as possibilidades para o futuro da festa. Mas esta terceira alternativa não agradou os seguidores deles.
O parque do povo virou uma arena com praça de alimentação. Com uma clara decadência cultural e estética, a parte superior parecia mais com a micarande do que com uma festa junina. A parte cenográfica está fria, feia, ultrapassda e desorganizada.
Há uns 15 anos, sugeri a utilização do açude novo como ampliação do PP; a ideia foi acatada pelo então gestor da época por alguns anos mas abandonada em seguida, um grande erro.
Essa sensação de retrocesso e falta de espaço no São João de Campina se deve às mudanças de gestão na prefeitura e falta de profissionais na imprensa no PP com liberdade e coragem para criticar a festa como fazíamos antigamente.
Qualquer que seja a solução encontrada, deve vir acompanhada de uma outra: A criação de uma comissão cultural permanente para manter e desenvolver e criar novos elementos de atratividade no PP.
Um exemplo da verdadeira aberração foi a transformação das antigas palhoças em uma tenda de lona apenas com o nome do patrocinador em azul. Uma perda total de essência e atratividade dentre inúmeros problemas e deficiências explícitas.
Caso não exista uma comissão permanente, com as mudanças a cada 4 anos, a festa continuará oscilando, piorando e perdendo totalmente sua essência e um imenso fluxo de pessoas que estão deixando de ir para PP e começam a ir apenas para o sítio São João.
Uma festa tão grande precisa não apenas de espaço mas de pessoas para fazer o São João de Campina cada vez melhor.
Faço minhas suas palavras, muito bem colocadas!
Todos os lugares existem lotação. Daqui a alguns anos , mesmo com essas ampliações, haverá lotação. Querer mudar o lugar da festa é um erro histórico. A solução sim é desprivatizar a festa que com seus camarotes levam quase 50% do palco principal
O mais certo séria demolir a pirâmide fazendo um recuo da mesma gastaria bem menos ou então não deixaria o evento aberto fechando apenas os locais de entrada .até porque o açude novo é uma área verde que não pode ser destruída pra quer gastar tanto se na saúde falta medicamentos e atentmdimento precário.
Acho que deveria mudar para outro local mais amplo, deixando aquele espaço para apresentações culturais, e também que não haja essa história de espaço Vip, pois toma muito espaço, afinal o São João é uma festa para todos….
Na minha opinião , não tem sentido tira são João do parque do povo , só precisava ser mais organizado , eu acho um exagero trinta dias de festa
Concordo em em tirar a pirâmide, ampliaria mais, e desprivatizaria faria como era antes.
O parque do povo tem que Ser ampliádo. O São João de Campina grande é reconhecido em todo Brasil por ser, o maior e melhor São João do mundo.
Totalmente sem lógica ,porque vcs não se espelham no são João de Maracanaú -ce e faz igual ,ali sim é organizado ,vcs deveriam entender que o q realmente está faltando pra o são melhorar é espaço
Na minha opinião o são João de campina grande deveria iniciar no dia 20 de junho e terminar no dia 05 de julho. Outra coisa construir uma área nova com bastante espaço e grande estacionamento, pois campina merece e o prefeito tem de investir na cidade.
Festa só com intreterimemto, nada de cultura, bastava acabar com os shows bagaceira e voltar o evento só para as tradições nordestinas que o PP tem espaço demais.
Tbm acho q se deve priorizar a verdadeira essência do são João, infelizmente o q se vê é um abandono gradativo do verdadeiro são João sendo trocado por expressões musicais q não tem nada haver com o são João. Se tiver uma boa equipe gestora e experiente em eventos tudo fica mais organizado, se der prioridade só ao q representa o são João nada disso de problema de superlotação aconteceria.
Já que a ampliação pode ser inviável pelo tempo escasso. A mudança deve existir tirando o espaço dos shows para outro lugar… Deixa apenas o palco com shows de forró com artistas da região e sem espaço VIP. Atualmente parece uma micarande. Toda a linda caracterização que tínhamos antes se perdeu para abrir espaço para os shows.
Para quem não curte shows, vai para o pp ver o que agora? Um espaço enorme, ora lotado ora sem nada e lá embaixo uma cidade cenográfica apertada, sem esmero… E algumas barracas, muitas vezes vazias pq as pessoas não querem ficar num espaço fechado e quente.
Acabei de chegar de são Paulo e todos os meu conhecidos falavam dessa festa de são João no parque do povo estava muito ansioso para conhecer comer comidas típicas de são João brincadeiras e muito mais como de costume pena que me deparei com oq já estou acostumado pra min parece o ano novo na avenida Paulista só oque muda é que são 30 dias de ano novo no pp sem contar que não tenho coragem de levar meus filhos porque pra min ali não e um ambiente para uma criança porque o único brinquedo que tem e uma roda gigante não sou loco de deixar meus filhos ir na quilo faltou muito para ser um são João as festas de são João de são Paulo tá ganhando de 1.000 da qui
O que deve ser feito é a ampliação do parque, tirar fora essa ideia de privatizar a festa, ao invés disso criar uma comissão qualificada no assunto para organizar a festa, preservar a cultura junina, principalmente em termo de contratações dos artistas ao invés de atrações que nada tem haver com o período. Tenho saudades do Parque do Povo de outrora! rua do milho, rua da Canjica, etc…
O uso da área do açude novo é muito viável, a cidade cenográfica ficaria muito bonita com ajuda da arborização já existente, pois jamais poderiam ser retiradas as árvores, a igreja e fogueira, a parte de baixo do parque do povo ficaria mais amplo, e também uma cobertura alta na parte do palco superior, porque só os camarotes tem esse privilégio, o povão tem que ser regalias também, se não faz logo uma festa privada, que é o que eu estou vendo acontecer…
não sei quanto custaria a compra daqueles imóveis que fica entre o parque do povo e o açude velho.
Abrindo aquela área, o parque do povo terminaria no açude velho, podendo futuramente crescer tbem para o antigo corredor da micarande ao lado do açude velho.
Com a junção do parque do povo e açude velho, embelezaria mais o cenário. cá pra nós, o açude velho iluminado a noite é muito bonito.
consequentemente se quiser e puder deslocar a piramide do parque para a parte de baixo do parque; onde ficava o palco principal em outros sao joao. A pirâmide ficaria com visão tanto da parte de cima do parque quanto pra parte de baixo que seria o açude velho.
ficarai top.
o problema é a compra dos imóveis, que não sei o quanto é burocrático. Raphael
Sai de Ilhéus na Ba para passar o São João em Campina , já fui a última vez há uns 8 anos atrás, era tão bom, mas desta vez foi horrível, o show muito cheio , fiquei mas atrás e a mesa de som tinha uma estrutura que tampava o palco, não vi telões na área das barracas….ah e as barracas eram sensassionais, desta vez apenas umas poucas fazia jus. Espero que haja melhora, para valer a pena voltar a Campina Grande, que tanto adoro.
O bom mesmo seria não usar o açude novo , ninguém vai querer ir lá .
Seria melhor aumentar o parque do povo , diminuir os bares e restaurantes e tirar as propagandas que ocupa muito espaço.
Seria bom também espalhar pelo o parque do povo os telões pra quem tá no meio e funda do palco principal ver .
Isso tudo so tem interesse de grandes empresários, cada vez mais camarotes pra favorecer os grandes e menos espaços pra o povo. Recordo o sítio São joao um espaço cultural e histórico antes de graça onde as escolas levavam as crianças pra aprender a história cultural mas hoje tudo privatizado so interesse dos grandes. Infelizmente perdeu muito e perderá muito mais.
Bota o palco la em baixo novamente, la é muito mais espaçoso, menos camarote, pois grande parte da festa esse ano está ocupada por eles, coloca telões espalhados, desprivatizem a festa, afinal a festa é pública, o parque do povo é público, não concordo com o fechamento dos portões.
Bota o palco la em baixo novamente, la é muito mais espaçoso, menos camarote, pois grande parte da festa esse ano está ocupada por eles, desprivatizem a festa, afinal a festa é pública, o parque do povo é público, não concordo com o fechamento dos portões.
Coloca pirâmide no açúde novo…..e amplia palco aterrado onde hoje é a pirâmide
Tem que colocar esses cantores , que não tem nada a ver com São João, pra outro espaço , fora do Parque do povo…deixar o PP só pra forró de verdade… SÃO JOÃO VERDADEIRO
O certo é mudar o outro lugar. Ali no pp é cercado de hospitaos, residências e possui um trânsito intenso. E no período de festa ocorre muito transtornos e fazendo q traga muitas restrições à festa. Levando p outro local isso seria resolvido.
Ampliaram sim,e fazer total cobertura do parque do povo,com chuva molhando o público não dá …
É muito fácil, só colocar uma atração principal por noite, investir nas bandas regionais. Nada de ampliação e muito menos mudar de local, é uma questão logística, na Alça Sudoeste seria o fim da festa.
Coloca os camarotes próximos à pirâmide voltada para o palco e deixa o espaço livre a frente aproveitando a Rua Sebastião Donato ou coloca os camarotes na Rua Sebastião Donato e aproveita o espaço do PP só para as pessoas sem estrutura no meio da festa.