Futuro do São João de Campina Grande: entenda projeto de ampliação do Parque do Povo

Proposta de requalificação do Açude Novo, que pode ajudar na ampliação do espaço, foi apresentado pela prefeitura.

Projeto de requalificação do Açude Novo. Foto: PMCG.

Desde o último fim de semana, quando o Parque do Povo foi invadido após ter os portões fechados para evitar uma superlotação, a prefeitura avalia a possibilidade de fazer mudanças na área onde acontece o São João de Campina Grande. Nesta terça-feira (6), foi apresentado um projeto de requalificação do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), que pode ajudar na ampliação do espaço. Por isso, o Jornal da Paraíba preparou um resumo da proposta.

Possibilidade 1 – Requalificação do Açude Novo

A intenção, nesse caso, é construir uma ponte, que possibilite a abertura de um túnel (para a passagem de pessoas) de 40 metros na rua Lino Gomes, interligando o Açude Novo ao Parque do Povo.

Com a requalificação, a parte cenográfica do Parque do Povo ficaria no Açude Novo. Já o PP, seria um espaço mais vago para shows.

Essa etapa de requalificação deve custar R$ 14 milhões e a ordem de serviço pode assinada até novembro deste ano. Mas só a construção da ponte está prevista para seis a oito meses. Por isso, não há garantias de que a alternativa estaria disponível até o próximo São João.

Possibilidade 2 – Desapropriação de imóveis

Outra opção analisada, mas que ainda não tem proposta definida, pela prefeitura é a desapropriação de imóveis localizados em dois quarteirões vizinhos com a parte inferior do Parque do Povo.

Dessa forma, o palco principal poderia ser realocado na parte de baixo do espaço.

1 + 2 = O que mudaria em termos de área

Com a implantação das duas mudanças juntas, de acordo com a prefeitura, o Parque do Povo passaria de 26 mil metros quadrados de área para quase 100 mil metros quadrados.

Possibilidade 3 – Novo espaço para shows

Também foi sugerida a construção de um novo espaço para a realização do São João de Campina Grande, na parte sudoeste da cidade.

O prefeito, inclusive, chegou a fazer uma enquete em um perfil de rede social com as possibilidades para o futuro da festa. Mas esta terceira alternativa não agradou os seguidores deles.