Verde Gás: livro ambientado em uma João Pessoa distópica é lançado nesta quarta (6)

‘Verde Gás’ se passa em uma João Pessoa distópica e segue a história do arquiteto João.

Livro “Verde Gás”, escrito por Ricardo Oliveira. Foto: divulgação/Editora O Grifo.

O livro “Verde Gás”, escrito pelo jornalista e produtor de conteúdo digital Ricardo Oliveira, será lançado nesta quarta-feira (6), às 19h, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Obra retrata uma João Pessoa arrasada por um ataque de gás tóxico. A entrada para o evento é gratuita.

O romance distópico foi uma obra financiada coletivamente e segue a história de João, um arquiteto que vê sua vida mudar quando o condomínio em que vivia foi invadido por um gás tóxico.

Sendo o único sobrevivente do ocorrido, João decide permanecer no condomínio fechado, enterrando corpos e investigando a vida dos vizinhos mortos.

Inspirações de ‘Verde Gás’

Segundo o autor, a trama de seu romance distópico nasceu em 2018, quando observava casas e prédios abandonados no meio de João Pessoa.

“Comecei a reparar que a gente tinha mini cenários pós-apocalípticos por aí. Toda rua tem uma casa velha, com mato crescendo, e isso pareceu aumentar na pandemia”, Relatou Ricardo.

Ricardo também relata que essa visão dos prédios históricos é ainda mais triste no Centro da capital, onde mais prédios dessa forma podem ser vistos. O autor conta que “Parece o fim do mundo mesmo”.

Roberto também relata que o livro tem uma ligação entre evangélicos e política no Brasil, onde ele encontrou a faísca para a história seguir.

Referências à cultura pop

“Produzo conteúdos sobre cinema, games, música e literatura desde a adolescência, em blogs, canais de vídeo e podcasts. Agora chegou a hora de colocar essa experiência junto do desejo de contar histórias”, explicou Ricardo.

“Verde Gás” também traz consigo influências de filmes como Eu Sou a Lenda, jogos como The Last of Us e romances como A Estrada, do recém-falecido autor americano Cormac McCarthy.

The Last of Us foi uma das inspirações de Ricardo Oliveira, em 'Verde Gás'.
The Last of Us foi uma das inspirações de Ricardo Oliveira, em ‘Verde Gás’. Foto/Reprodução: Twitter

Turnê de Eventos

O lançamento de ‘Verde Gás’ acontece nesta quarta (6), às 19h, na programação Natal na Usina, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Além disso, acontecerá um bate-papo mediado pelo jornalista André Cananéa, com participação de Ricardo Oliveira e da autora Isabor Quintiere, que também lança a obra Rituália. Ambas as obras estarão disponíveis à venda e haverá uma sessão de autógrafos no final.

edital cultural da Usina Energisa Encontro do Orgulho Nerd acontece na Usina Energisa
Usina Cultural Energisa

Após isso, nos dias 9 e 10, das 14h às 21h, o autor estará na programação da convenção Top!Top!, no Espaço Cultural.

Já no dia 14 (quinta), às 19h, é a vez de conversar com o autor Tiago Germano no bate-papo “João Pessoa Distópica: ligando alertas para o futuro”, evento de lançamento de “Verde Gás” na Livraria A União, no Espaço Cultural.

Por fim, ainda em dezembro, Ricardo participará da Virada Nerd, na Livraria Leitura. Ele será entrevistado por Edu Chevalier, do podcast The Nerd Theory.

Sobre Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira é um jornalista e produtor de conteúdo digital paraibano. Ele tem mestrado em comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e já publicou digitalmente a seleção de minicontos “Eu Te Filmei e Isso Não Fez de Mim um Cineasta”, de 2020.

Em junho, o autor publicou na Amazon o conto “Mais Uma Ficha”, inspirado em videogames antigos. O e-book passou duas semanas entre os 10 mais baixados na categoria de ficção científica da plataforma.

Verde Gás: livro ambientado em uma João Pessoa distópica é lançado nesta quarta (6)
Ricardo Oliveira (Foto: Divulgação)