icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Aparência das unhas pode indicar problemas cardíacos e renais

Unhas fracas, com manchas ou com tonalidades diferenciadas do normal podem indicar problemas de saúde.

Publicado em 11/04/2010 às 8:37 | Atualizado em 17/11/2022 às 13:56

Suas mãos podem dizer mais sobre você do que se imagina. Misticamente, muitas pessoas acreditam que observando as linhas das mãos pode-se saber muito sobre o futuro amoroso, financeiro e profissional. Mas isto não é tudo. Dermatologistas garantem que apenas observando as unhas de uma pessoa é possível ter indícios da existência de várias doenças. Os sinais são os mais diversos e podem indicar desde um problema cardíaco até algum tipo de carência de nutrientes.

Unhas fracas, com manchas ou até mesmo com tonalidades diferenciadas da cor normal, podem indicar algum tipo de mau funcionamento interno e nestes casos o melhor é procurar um médico. “Algumas clientes chegam aqui com as unhas quebradiças ou com muitas manchas. Nestes casos a gente sempre aconselha que ela procure um médico para saber do que se trata”, comentou a manicure Graça Justino, de 43 anos, que há 16 anos trabalha cuidando das unhas de homens e mulheres.

Para a dermatologista Carla Gayoso, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia na Paraíba, em muitos casos, as unhas podem ser consideradas um espelho do que acontece internamente. “Em medicina, costuma-se dizer que as unhas são o retrato do que se passa internamente. Isto porque qualquer alteração na sua vascularização, na sua inervação, pode acarretar mudanças, como por exemplo, em seu formato e em sua cor. Estas mudanças geram sinais que podem ser reconhecidos pelo médico, ajudando no diagnóstico de doenças”, afirmou.

A dermatologista Vivianne Araújo exemplifica alguns sinais que podem revelar doenças como cardiopatias, doenças renais e vasculares. Segundo a médica, unhas convexas e arredondadas, “em forma de vidro de relógio ou baquetas de tambor” podem ser um sinal de cardiopatias. Já as unhas frágeis, aliadas a uma coloração amarelada e com estrias brancas podem ser um sinal de doenças hepáticas.

A médica destacou ainda que doenças vasculares podem ser percebidas a partir de unhas com coloração arroxeada. “Coloração arroxeada que piora no frio pode ser o fenômeno de Raynaud (doença que afeta o fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo)”, frisou. Já estrias brancas transversais podem ser um sinal de doença renal e o surgimento de cor escura por pigmentação de melanina pode indicar que a pessoa possua doenças relacionadas às glândulas de secreção interna.

Segundo Carla Gayoso, em casos de deficiências nutricionais mais graves também é possível perceber sinais nas unhas. Como no caso da anemia, quando as unhas podem se apresentar finas, quebradiças, sem brilho e amareladas.

Entretanto, é importante ressaltar que as unhas podem não apresentar sinais, mesmo quando a pessoa está doente e que os indícios existentes nas unhas precisam ser verificados por um médico, para que as doenças possam ser comprovadas a partir de exames e o tratamento adequado a cada situação seja realizado.

“Quando eu era adolescente tinha várias manchas na unha, mas nunca fui ao médico porque todo mundo dizia que aquilo significava mentira. Como eu contava algumas mentiras bobas quando gazeava aula ou dizia que estava em um lugar estando em outro, eu achava que era mentira mesmo”, contou a administradora Sônia Barbosa.

Assim como no caso de Sônia, muitas pessoas interpretam erroneamente alguns sinais que aparecem nas unhas. No caso das famosas manchinhas brancas que, pela crendice popular indicariam mentira, dependendo do formato podem indicar mais de uma coisa. Na maioria das vezes, elas são frutos de alterações metabólicas na fase de crescimento da unha, como a má distribuição do cálcio nas unhas ocasionada por micoses, ou até mesmo ocasionadas por pequenas “pancadas” que a pessoa levar nos dedos.

Ampliando a análise das unhas para as mãos, uma outra crendice é desmistificada: a de que mãos ressecadas poderiam indicar doenças no fígado. A dermatologista Carla Gayoso explicou que uma coisa não está relacionada à outra, ao contrário do que muitas pessoas pensam. “A descamação de extremidades, como mãos e pés, é frequentemente lembrada como possível ‘doença do fígado’ ou ‘por aumento de ácido úrico’. As causas mais comuns de descamação nestas regiões não são doenças internas, mas sim irritantes locais, como os detergentes”, comentou.  (NX)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp