Veja onde procurar atendimento se apresentar sintomas de gripe na Paraíba

Circulação comunitária do vírus Influenza A coincidiu provocou alta na procura por atendimento médico.

Foto: Ricardo Wonffenbutrel/ABr

A circulação comunitária do vírus Influenza A já foi confirmada na Paraíba e provocou uma alta na procura por atendimento médico por causa de sintomas gripais desde dezembro de 2021.

O Jornal da Paraíba reuniu as recomendações feitas pelas Secretaria de Estado da Saúde (SES), de João Pessoa e também de Campina Grande, para saber quando o paciente deve buscar uma unidade de saúde e para quais locais ele pode ir.

>>>Entenda o que é o H3N2 e como diferenciar da Covid-19

No geral, para evitar a contaminação, especialistas optam pelo uso de máscaras e distanciamento social como meio mais eficaz de prevenção, além da higienização das mãos com frequência. Ao tossir, recomenda-se cobrir o rosto com o braço.

Se o paciente apresentar um quadro leve a recomendação é manter o tratamento em casa, com hidratação, boa alimentação e repouso, além de analgésicos e antitérmicos receitados pelo médico. Se os sintomas forem mais graves, é preciso procurar uma assistência médica para ser medicado com de forma mais efetiva.

Em toda a Paraíba

A recomendação da SES para todo o estado é de que os atendimentos de pessoas com sintomas gripais sejam feitos nas unidades básicas de saúde na família. Mas, se sentir falta de ar, o paciente deve ir até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Com o aumento dos casos de gripe no estado, a Paraíba oferece, a partir desta quinta-feira (6), um atendimento médico telefônico para tirar dúvidas de quem está com sintomas gripais. A central para orientar a população sobre a síndrome que se espalhou, no cenário da Covid-19, se chama “Alô Saúde”.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Quem precisar do suporte deve ligar para o número (83) 3211-9844 e será atendido por médicos que darão as orientações sobre as condutas necessárias ou qual serviço de saúde que deverá ser procurado, caso seja necessário.

João Pessoa

Em João Pessoa, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que os pacientes com sintomas de gripe procurem unidades de saúde da família, policlínicas, unidades de pronto atendimento e hospitais, para casos mais graves.

A diferença no atendimento, na capital paraibana, ocorre de acordo com os horários de atendimento de cada local. O funcionamento das unidades de saúde da família é de segunda até a sexta-feira, das 7h às 16h, com intervalo das 11h ao meio dia para o almoço.

Por isso, quem precisar de atendimento médico no período da noite, em fins de semana e também feriados, deve procurar as UPAS da cidade.

João Pessoa não possui o serviço de teleconsulta.

Campina Grande

A Secretaria de Saúde de Campina Grande orienta as pessoas a procurarem as Unidades Básicas de Saúde, que também estão habilitadas para atender aos pacientes.

Caso estas unidades não tenham equipe médica no momento, também estão disponíveis para atendimento as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Alto Branco e da Dinamérica e o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I.

Campina Grande também não possui o serviço de teleconsulta.