Cerca de 52 mil pessoas ainda não tomaram segunda dose da vacina em João Pessoa

Município faz busca ativa, por telefone, para reduzir a abstenção e aumentar o número de pessoas com o ciclo completo.

Foto: Secom-PB/Divulgação

Cerca de 52 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 em João Pessoa até esta quinta-feira (3), segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

De acordo com a coordenação de comunicação em saúde da capital, estas pessoas já estão no período mínimo para tomar a segunda dose mas ainda não procuraram os pontos de vacinação para completar o esquema. 

Em janeiro, quando o número passava de 58 mil, a SMS resolveu adotar uma estratégia de busca ativa para encontrar estas pessoas. “Nós pegamos um relatório de todo o aplicativo, das pessoas que tomaram a primeira dose e que são cadastradas, e colocamos pessoas para ligar para elas e entender porque passaram da data e não voltaram para tomar a segunda dose”, disse a Diretora de Vigilância em Saúde da capital Alline Grisi, em entrevista à TV Cabo Branco. 

As segundas doses podem ser tomadas em todos os pontos de atendimento com D2 no período diurno, mediante agendamento, ou então em um ponto de drive-thru, sem agendamento, no Mangabeira Shopping. O local tem entrada também para pedestres e funciona das 18h às 22h, com vacinas da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. 

Conforme os dados do Vacinômetro do Governo da Paraíba, com base na Rede Nacional de Dados em Saúde, 97,06% das pessoas acima de 18 anos já tomaram as duas doses em João Pessoa. Na população entre 12 e 17 anos, o total chega a 37,24%.