Crianças vacinadas contra Covid-19 com doses vencidas recebem imunizante correto, em Lucena

Outras 13 crianças foram imunizadas com doses para adultos. Elas devem receber a nova dose do imunizante no dia 23 de fevereiro.

Crianças vacinadas contra Covid-19 em Lucena. Foto: Antônio Vieira/TV Cabo Branco

As 36 crianças que foram imunizadas contra a Covid-19 com doses vencidas, em Lucena, Região Metropolitana de João Pessoa, recebem nesta quarta-feira (9) a dose correta do imunizante. A vacinação acontece no Assentamento Oiteiro de Miranda, na Unidade Âncora de Saúde do PSF V.

A vacinação com doses vencidas teria acontecido na cidade desde dezembro de 2021 e o fato veio à tona no dia 15 de janeiro, após uma denúncia apresentada ao Ministério Público Federal (MPF). Outras 13 crianças foram imunizadas com doses para adultos.

Em depoimento dado ao MPF no domingo (16), a técnica de enfermagem disse que aplicou as doses nos dias 29 de dezembro de 2021 e 7 e 11 de janeiro de 2022, ou seja, antes de iniciar o calendário de vacinação para crianças entre 5 e 11 anos, que começou no dia 15 de janeiro.

No próximo dia 23 de fevereiro, as 13 crianças imunizadas com doses de adultos receberão a vacina correta contra a Covid-19.

A Campanha de Vacinação passou pela intervenção do Governo do Estado após a aplicação incorreta das doses. Atualmente, a imunização ocorre na segunda, terça e quarta-feira. No entanto, a partir desta quinta-feira (10), a vacinação passa a ser uma responsabilidade do município.