Crianças vacinadas com doses de adulto em Lucena não tiveram reações graves, diz Anvisa

Anvisa concluiu que não houve relatos de reações graves nas 49 crianças vacinadas com doses de adulto em Lucena.

MPF investiga se UBS de Lucena vacinou crianças antes da chegada de imunizante adequado para idade. Foto: Reprodução

As crianças que foram vacinadas com doses de adulto e doses vencidas contra a Covid-19, em Lucena, Região Metropolitana de João Pessoa, não tiveram reações adversas graves, segundo informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em nota enviada ao Jornal da Paraíba nesta quinta-feira (17).

A vacinação de 36 crianças com doses vencidas teria acontecido na cidade desde dezembro de 2021 e o fato veio à tona no dia 15 de janeiro, após uma denúncia apresentada ao Ministério Público Federal (MPF). Outras 13 crianças foram imunizadas com doses para adultos. 

Segundo a Anvisa, o caso dos erros de vacinação em Lucena foi investigado sob coordenação do Ministério da Saúde, no âmbito do Comitê Interinstitucional de Farmacovigilância (CIFAVI), do qual a agência é membro.

“Não houve relatos de eventos adversos graves envolvendo as crianças que receberam a vacina inadequada, até o momento”, disse a Anvisa em nota.

No dia 9 de fevereiro, as 36 crianças que foram imunizadas com doses vencidas receberam a dose correta do imunizante. No dia 23 de fevereiro, as que foram imunizadas com doses de adulto vão receber as doses corretas da vacina contra a Covid-19.

A campanha de vacinação em Lucena passou pela intervenção do Governo da Paraíba após a aplicação incorreta das doses, mas voltou a ser de responsabilidade do município desde o último dia 10.

A Anvisa disse ainda que entende que a situação encontra-se sob controle da direção estadual do SUS e que segue no monitoramento do caso junto ao CIFAVI e disponível para apoiar a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) e a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (GEVS/SES/PB), caso necessário.