Paraíba oferece segunda dose de reforço de vacina contra Covid-19 para idosos a partir de 80 anos

Dias e horários de imunização devem ser organizados pelos municípios.

(Foto: Divulgação/Secom-JP)

A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB) autorizou por meio de uma nota técnica, publicada nesta quinta-feira (24), que os todos os 223 municípios do estado comecem a aplicação de segundas doses de reforço – equivalente a uma quarta dose do imunizante – para idosos a partir dos 80 anos. A medida segue uma orientação feita pelo Ministério da Saúde (MS).

O documento justifica que a indicação é baseada no aumento de casos de covid-19 na faixa etária acima de 80 anos de idade, mesmo naqueles com esquema vacinal completo. A nota explica, ainda, que há tendência de perda de proteção e redução da efetividade das vacinas entre o 3º e 4º mês após a aplicação e de maneira mais preocupante após o 5º mês.

Nesse casos, as segundas doses de reforço (4º vacinação) devem ser aplicadas após quatro meses da terceira dose (3ª vacinação). Os dias e horários de imunização devem ser organizados pelos municípios.

A recomendação é que sejam utilizadas preferencialmente doses da Pfizer neste grupo. Caso ela não esteja disponível, devem ser usadas AstraZeneca ou Janssen.

A expectativa é aplicar 92.351 segundas doses de reforço contra covid-19, já que esta é a população estimada com idade a partir de 80 anos.

E, para ampliar as ações de imunização no estado, a SES planeja uma mobilização no próximo dia 2 de abril, com mais um “Dia D” de vacinação contra Covid-19, quando serão oferecidas vacinas para todos os públicos contemplados.