CRM interdita eticamente equipes médicas de USF em João Pessoa

Após interdição do CRM-PB, Secretaria Municipal de Saúde informa que já está tomando todas as medidas cabíveis para que as atividades da USF Integrada Verde Vida retomem o quanto antes.

Parte interditada da USF, em João Pessoa Foto: Divulgação/CRM-PB

Duas equipes médicas das Unidades de Saúde da Família (USF) Integrada Verde Vida, do bairro das Indústrias, em João Pessoa, foram interditadas eticamente após fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), na manhã desta segunda-feira (20). A Secretaria Municipal de Saúde informa que já está tomando todas as medidas cabíveis para que as atividades da USF retomem o quanto antes.

De acordo com o CRM-PB, a USF Integrada Verde Vida conta com quatro Equipes de Saúde da Família (ESF). Nas ESFs I e II não tinha água e insumos para a lavagem das mãos no consultório médico. Foram encontrados mofo e infiltração nos consultórios médicos, nas farmácias, na sala de nebulização e no consultório de enfermagem.

O CRM-PB informou ainda que os locais não possuem as mínimas condições para o atendimento médico, com estrutura física inadequada e sem os equipamentos básicos, com por exemplo: termômetro, estetoscópio, otoscópio, dentre outros. As pias não têm água ou mesmo torneira, não há sabonete líquido, papel toalha, lençóis para as macas, além do intenso mofo e infiltrações nas paredes.

Segundo o diretor do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, as intervenções são importantes para que os problemas possam ser corrigidos e os atendimentos voltem à normalidade:

“A interdição ética é a última alternativa para que as irregularidades sejam corrigidas. Temos feito reuniões com os gestores, diretores de unidades de saúde e mostrado as condições precárias que inviabilizam o ato médico e, em algumas vezes, põem em risco profissionais e pacientes”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que já está tomando todas as medidas cabíveis para que a USF Integrada Verde Vida retome o quanto antes suas atividades normalmente. Enquanto isso, os usuários que necessitarem de atendimento médico, podem buscar as unidades mais próximas.