icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Afasia: entenda doença que encerrou carreiras de Bruce Willis e Angeli

Sintomas da afasia são manifestados, inicialmente, nas funções relacionadas à linguagem e à neurodegeneração. Doença não tem cura.

Publicado em 21/04/2022 às 11:11


                                        
                                            Afasia: entenda doença que encerrou carreiras de Bruce Willis e Angeli
Bruce Willis em Duro de Matar. Foto: Divulgação

O cartunista Angeli, de 65 anos, e o ator Bruce Willis foram diagnosticados esse ano com afasia progressiva primária (APP). A doença pode ser mais agressiva que o Alzheimer e não tem cura. Os sintomas são manifestados, inicialmente, nas funções relacionadas à linguagem e à neurodegeneração.

De acordo com o fonoaudiólogo Ivonaldo Lima, a afasia é uma alteração adquirida na linguagem após uma lesão no cérebro. "O indivíduo tinha uma comunicação perfeita, mas após um acidente cerebral, passou a apresentar alguma alteração na comunicação, como dificuldade para falar, escrever, compreender o que as pessoas estão conversando com ela", explica o especialista.

Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF), esse comprometimento ocorre após um dano cerebral. A causa mais comum é o AVC, mas também pode ocorrer após um traumatismo cranioencefálico (TCE), tumor cerebral, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência.

É importante destacar que há uma diferença entre afasia progressiva primária, que é uma doença, e a afasia em si, que é o nome dado a toda e qualquer alteração de linguagem e pode ser sintoma de outras doenças, como um AVC ou uma lesão neurológica.

Os primeiros sintomas a serem identificados são alterações na linguagem, isto é, tanto no momento da escrita, como também na leitura ou na fala. "O paciente fala devagar, tem dificuldades para pronunciar algumas palavras", explica o fonoaudiólogo.

A afasia progressiva primária está dentro das doenças demenciais, assim como o Alzheimer. No entanto, o Alzheimer atinge inicialmente pessoas que já são muito idosas, enquanto a APP pode se manifestar em paciente mais jovens, a partir dos 50 anos.

Para a doença, há reabilitação, mas não uma cura comprovada. "O fonoaudiólogo realiza uma avaliação no paciente, tenta entender o histórico e as dificuldades apresentadas pelo paciente, para, em sguida, serem realizadas terapias voltadas à reabilitação das dificuldades que o paciente está apresentando", explica Ivonaldo.

Diagnóstico de afasia em Bruce Willis

No dia 30 de março, a família de Bruce Willis anunciou que o ator de 67 anos iria se aposentar após o diagnóstico de afasia.

Por enquanto, a família de Bruce Willis não divulgou o tipo de afasia que foi desenvolvida pelo ator.

"Para os incríveis apoiadores de Bruce, queríamos compartilhar como família que nosso amado Bruce está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas", disse a filha do ator, Rumer Willis.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp