icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Anvisa suspende fabricação e venda de todos os produtos da marca Fugini

Maioneses da empresa devem ser recolhidas dos mercados. A Fugini fabrica molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais.

Publicado em 30/03/2023 às 10:39


                                        
                                            Anvisa suspende fabricação e venda de todos os produtos da marca Fugini
Produtos Fugini foram suspensos pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, venda, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini, além de determinar o recolhimento de lotes de maionese da empresa. A Fugini é sediada em Monte Alto, em São Paulo, e produz molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais. 

De acordo com a Anvisa, a determinação da suspensão se deu após uma inspeção sanitária na fábrica da sede, onde foram identificadas falhas graves relativas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, e outros assuntos relativos aos produtos.

Segundo a agência, as falhas identificadas na vistoria podem impactar na qualidade e na segurança do produto final, e a suspensão da comercialização e distribuição vale para os produtos em estoque na empresa. 

No caso do lote de maionese que vai ser recolhido, a determinação se deu por causa do uso de matéria-prima vencida na fabricação. “Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor”, informa a Anvisa.

A determinação vale para todas as maioneses da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023, com numeração iniciada por 354.

"Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem lotes do produto não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento", afirmou a agência.

O que diz a Fugini?

Em nota nas redes sociais, a Fugini se manifestou sobre o assunto e disse que a fábrica vistoriada já alterou os processos e procedimentos internos indicados pela Anvisa. “Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto - SP, que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados. Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo", afirmou a empresa.

*Com informações da Agência Brasil e do g1

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp