SAÚDE
Campina Grande amplia pontos de testagem para Covid-19 após aumento de casos da doença; veja lista
Exames são aplicados somente em pacientes com sintomas moderados e graves.
Publicado em 25/01/2022 às 12:18
O aumento no número de casos da Covid -19 fez com que a prefeitura de Campina Grande ampliasse a quantidade de centros de testagem. Os exames passam a ser oferecidos, a partir desta terça-feira (25), no Centro de Saúde da Bela Vista, na Policlínica das Malvinas, na Unidade Mista de Galante e no Centro de Saúde de São José da Mata.
A ampliação tem o objetivo de descentralizar o atendimento aos pacientes com suspeita da doença. A testagem vinha sendo realizada em apenas outros seis pontos: Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, Hospital Municipal Dr. Edgley, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) para as gestantes e no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), para menores de 16 anos. Todos esses locais continuam com o serviço.
Mas, o município permanece com o trabalho de triagem com os pacientes que têm sintomas gripais, que são atendidos por médicos antes de serem testados para a covid-19.
O teste é aplicado apenas em pessoas a partir do terceiro dia de sintomas, com prioridade para os pacientes com sintomas moderados, pessoas idosas, trabalhadores de saúde, imunossuprimidos, pacientes oncológicos, quem fez cirurgia recente, gestantes e pessoas com doenças reumatológicas.
Conforme a prefeitura, essa escolha tem a finalidade de otimizar a aplicação dos exames diante do desabastecimento de testes.
Pontos de testagem para diagnóstico da Covid-19 em Campina Grande
- Centro de Saúde da Bela Vista
- Policlínica das Malvinas
- Unidade Mista de Galante
- Centro de Saúde de São José da Mata
- Complexo Hospitalar Municipal Pedro I
- Hospital Municipal Dr. Edgley
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
- Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) para as gestantes
- Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) para menores de 16 anos
Comentários