Câncer colorretal: o que é e como identificar

Em 2022, a Paraíba registrou cerca de 271 mortes pela doença, segundo números da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Campanha Março Azul, pela prevenção do câncer colorretal. Foto: Reprodução MedQuest.

O câncer colorretal matou 271 pessoas no ano passado na Paraíba, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Até o início deste 2023, houve mais 22 mortes em decorrência da doença. 

Além disso, a previsão da SES para 2023 é que 130 novos casos surjam apenas em João Pessoa. No caso, é estimado que 60 mulheres e 70 homens sejam acometidos pelo problema. 

Em outro levantamento, desta vez feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), a previsão de novos casos para o triênio entre 2023 e 2025, é de 400 pessoas com a doença, sendo 190 em homens e 210 mulheres. 

No mês de conscientização contra este tipo específico de câncer, o ‘Março Azul-Marinho’, a reportagem do JORNAL DA PARAÍBA conversou com um médico oncologista para saber como surge a doença, as formas de tratamento e, principalmente, o que fazer e quais hábitos devem ter para se prevenir contra a enfermidade. 

O que é o câncer colorretal

O cirurgião em oncologia, Klécius Fernandes, que é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) explicou como o câncer colorretal acontece no corpo humano. “O colón é o que a gente chama de intestino grosso e na porção final a gente vai ter o reto, então por isso essa designação”, explica.  

Além disso, o médico conta que existem fatores de risco que podem aumentar a possibilidade de alguém sofrer com este tipo de câncer, como a má alimentação. “Primeiro uma dieta pobre em fibras, já que elas funcionam como uma verdadeira ‘vassoura’ para limpar o intestino. Consumimos muitos alimentos industrializados, que têm substâncias que podem causar câncer”, conta. 

Outro tipo de alimentação que pode causar problemas no futuro são as carnes vermelhas, que são comumente consumidas em churrasco e outros tipos de refeições, porque elas têm outras substâncias prejudiciais na maioria dos casos. “Os hidrocarbonetos são substâncias capazes de causar câncer, pois são ricas em carcinógenos, que estão presentes nessas carnes”. 

O médico também explica que práticas como tabagismo, a falta de atividades físicas, e fatores como a obesidade são pontos que predispõem o câncer colorretal.

Confira mais notícias de saúde e fique bem informado sobre o tratamento e prevenção das principais doenças.

Quando procurar um médico?

O especialista explica que um dos sinais que podem levar uma pessoa a procurar um médico para descobrir se sofre com este problema é uma mudança muito abrupta e estendida do hábito intestinal. “O nosso organismo funciona como um relógio, possuem hábitos e repetem hábitos, mas se abruptamente isso começar a se modificar, com as fezes começando a aparecer com algum tipo de sangramento ou apresentar cólicas que se repetem por meses, essa pessoa precisa ir em um especialista”, recomenda. 

Além disso, o exame para detecção do câncer é a colonoscopia, segundo explica o doutor Klécius. “Com esse exame, além de diagnosticar a doença, também é possível começar o tratamento do paciente”. 

Tratamento e prevenção contra o câncer colorretal 

O médico explica que a partir dos 55 anos é recomendado que as pessoas façam regularmente a colonoscopia, como forma de prevenção, mesmo que não existam sintomas ou que ainda seja mais jovem e que dentro da família existam casos da doença. “O tumor começa pequenininho, mas qual a realidade nossa? Encontramos muitos tumores grandes, porque o exame não é feito cedo e fica mais difícil de tratar”, explica. 

Como forma de tratamento, Klécius ainda disse que existe uma gama de opções. “Existem cirurgias alargadas, quimioterapia e até radioterapia. As chances de cura, quando o tumor é diagnosticado grande, é muito pequena, então o ideal é prevenir”, recomenda. 

Como forma de prevenção, além da realização da colonoscopia de 5 em 5 anos a partir dos 45 anos de idade, o médico recomenda uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos e um estilo de vida saudável que pode deixar este tipo de problema longe da vida das pessoas.