icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Casos de dengue caem 60% na Paraíba nos quatro primeiros meses de 2025

Mesmo com a queda, estado já registra mais de 3 mil casos de dengue entre janeiro e abril.

Publicado em 06/05/2025 às 18:06


				
					Casos de dengue caem 60% na Paraíba nos quatro primeiros meses de  2025
Casos de dengue caem 60% na Paraíba em 2025. Foto: Divulgação/NIAID

A Paraíba registrou uma queda de 60% nos casos de dengue em 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mesmo com a redução, o estado já acumula 4.335 casos prováveis de arboviroses entre os dias 1º de janeiro e 26 de abril, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira (6).

A dengue representa a maior parte dos casos, com 3.350 notificações. Em 2024, no mesmo intervalo, a dengue havia somado 8.291 casos prováveis. Em seguida, aparecem a febre oropouche, com 620 registros, a chikungunya, com 356, e a zika, com 9.

LEIA TAMBÉM:

Duas mortes por arboviroses foram confirmadas em 2025: uma por dengue, em São Domingos do Cariri, e outra por chikungunya, em Campina Grande. Outros oito óbitos suspeitos estão sendo investigados em Caldas Brandão (1), Pedras de Fogo (1), Itabaiana (1), João Pessoa (4) e Riachão do Bacamarte (1).

As regiões da Paraíba com mais casos de dengue são:

  • 2ª Região de Saúde (Guarabira): 506 casos
  • 3ª Região de Saúde (Campina Grande): 353 casos
  • 10ª Região de Saúde (Sousa): 135 casos

A técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) responsável pelas arboviroses, Carla Jaciara, destaca que o atendimento precoce é fundamental.

“Assim como o profissional de saúde deve se atentar para a importância de identificar, avaliar e notificar de forma correta, a população também precisa procurar, caso apresente algum dos sintomas, o serviço de saúde para que cada caso seja devidamente registrado e tratado”, reforçou, em nota.

A SES segue com ações nos municípios, como campanhas de orientação, dias de mobilização, oficinas para aplicação de inseticidas e treinamentos com agentes de endemias.

Imagem

Janinne Vivian

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp