SAÚDE
Crises de estresse e ansiedade são causas de soluços
Publicado em 14/07/2021 às 12:45 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:42
Quais seriam as causas de soluços?
Nessa madrugada, o presidente Jair Bolsonaro acabou sendo levado ao Hospital das Forças Armadas em Brasília por um problema que é considerado bobo, mas que gera muito incomodo: o soluço.
Nos últimos dias, ele vem reclamando que está sofrendo crises de soluço.
O presidente chegou a relatar que as crises de soluço duravam dias e, que estava ficando sem voz, em alguns momentos, por causa disso.
O que é o soluço
O soluço é uma contração involuntária do músculo diafragma e outros músculos do tórax, seguido do fechamento da glote e vibração das cordas vocais, produzindo, por isso, um barulho bem característico.
Este espasmo é desencadeado por uma irritação de algum nervo, como o nervo vago ou o nervo frênico, ou de parte do cérebro que controla os músculos respiratórios.
Causas do soluço
- Dilatação do estômago, causada por excesso de comida ou bebidas com gás como refrigerantes.
- Consumo de bebidas alcoólicas
- Doenças gastrointestinais, como refluxo gastroesofágico.
- Diminuição de cálcio, potássio ou sódio no sangue.
- Problemas renais.
- Respiração acelerada.
- Infecções, como gastroenterites ou pneumonias;
- Inflamações respiratórias ou abdominais, como bronquite, esofagite, pericardite, colecistite, hepatites ou doença inflamatória intestinal;
- Cirurgias na região do tórax ou abdômen;
- Doenças cerebrais, como esclerose múltipla, meningite ou câncer no cérebro, por exemplo.
Também são causas de soluços Crises de estresse e ansiedade . Porém, eles também podem ser um reflexo da depressão, um transtorno que pode afetar o sistema nervoso central.
O que fazer?
Lembrando que é necesssário descobrir a causa e tentar resolvê-la .
Se o soluço persistir por mais de 2 dias ou se repete com muita frequência é recomendando procurar ajuda médica, para que sejam solicitados alguns exames, como raio X do tórax e exames de sangue, para investigar as possíveis causas do soluço. Se necessário, o médico pode também prescrever um medicamento para tratar o soluço persistente.
Algumas dicas que podem ser úteis
- Prenda a respiração por alguns segundos, nessa situação a quantidade de gás carbônico no sangue se eleva e o que faz com que o cérebro contraia o diafragma;
- Ingira um copo de água gelada bem rapidamente, essa mundança brusca na temperatura também age sobre o diafragma;
- Tomar um susto pode ser uma alternativa, pois faz com que o corpo libere catecolamina, que regula o funcionamento do nervo frênico.
Comentários