SAÚDE
Centro de Referência para Doenças Raras é inaugurado; entenda quando começa atendimento
Os atendimentos devem começar em março através de encaminhamentos das Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Universitário Lauro Wanderley e outros hospitais.
Publicado em 15/02/2022 às 16:26
Foi inaugurado em João Pessoa, nesta terça-feira (15), o Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, único no Nordeste. Agora, pessoas que sofrem com doenças raras na Paraíba estão perto de contar com todo um complexo destinado ao tratamento destas enfermidades.
No serviço serão atendidos todos os pacientes com doenças raras e/ou que ainda estão em processo de fechamento de diagnóstico. Por ser um serviço de referência e um dos poucos do país, vai atender, além dos pacientes residentes em João Pessoa, usuários regulados de todo o estado.
De acordo com Saionara Araújo, diretora do Centro, o funcionamento vai começar a partir de 1° de março deste ano. Nesta quarta-feira (16), “uma equipe vai ser treinada e os protocolos vão chegar, como os locais onde serão realizados os exames e assim por diante. Será porta aberta para toda demanda de PSF, UPA e Hospitais de toda Paraíba”, diz a diretora.
A diretora disse ainda que o centro vai realizar o tratamento de aproximadamente 7000 doenças raras, e vai contar com uma equipe composta por várias especialidades médicas, como fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, com 100% do atendimento integral e humanizado”, diz Saionara Araújo.
Para ser atendido, o usuário deverá ser encaminhado, via regulação, pelas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Universitário Lauro Wanderley ou outros hospitais.
O Centro Multiprofissional contou com investimento de R$ 863 mil. A unidade possui seis consultórios médicos, sala de curativo, sala de triagem, sala de serviço social, sala de infusão para portadores de Mucopolisacaridose (MPS), consultório de enfermagem, sala de curativos de alta complexidade, salas de coleta de exames laboratoriais, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, e terapia ocupacional, além de brinquedoteca, refeitório, auditório, banheiros comuns e adaptados para PNE.
Comentários