icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Saiba como fazer teste genético para descobrir ancestralidade

Paraibana descobriu que foi trocada na maternidade após realizar teste genético para ancestralidade e encontrar possível irmão biológico.

Publicado em 25/04/2023 às 13:09 | Atualizado em 02/05/2023 às 11:17


                                        
                                            Saiba como fazer teste genético para descobrir ancestralidade
Foto: reprodução/Freepik

A paraibana Raylane Amaral descobriu que ela e pelo menos outras duas crianças foram trocadas na maternidade em 1994, na cidade de Cajazeiras, na Paraíba.  A descoberta foi feita após a realização de um teste genético para identificar antepassados e fazer sua árvore genealógica.

O caso foi destaque no Fantástico deste domingo (23).O JORNAL DA PARAÍBA conversou com a médica geneticista Rayana Maia para entender como funcionam esses exames.

No Brasil, há diversas opções de testes genéticos. São eles:

  • 23andMe
  • AncestryDNA
  • MyHeritage DNA
  • Living DNA
  • Family Tree DNA
  • Dante Labs

Essas empresas oferecem diferentes tipos de testes genéticos, incluindo testes de ancestralidade, testes de saúde e bem-estar e testes de doenças genéticas. Alguns deles também oferecem serviços de correspondência de DNA, que podem ajudá-lo a se conectar com parentes que você talvez não conheça.

É importante pesquisar e comparar as diferentes opções disponíveis para encontrar aquela que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento.

Como funcionam os testes genéticos

A geneticista médica geneticista Rayana Maia explicou que existem os testes genéticos clínicos, utilizados para o diagnóstico de doenças, e os testes recreativos,  como os exames de ancestralidade.

"Existem muitos tipos de testes genéticos. Dividimos em dois grandes grupos, 1. aqueles para diagnóstico, que tem indicação clínica 2. Os chamados testes direto ao consumidor ou testes recreativos. Os testes de ancestralidade se enquadram no segundo grupo".

Rayana Maia afirmou que esses testes de ancestralidade identificam variações no material genético e, a partir disso, rastrear padrões de herança. Dessa forma, é possível saber qual é a ascendência de seu DNA e até encontrar parentes.

"Os testes de ancestralidades se utilizam de variações no nosso material genético (os polimorfismos), que são comuns na população e que nos permite rastrear padrões de herança - de acordo com os polimorfismos mais frequentes em determinadas localidades , por exemplo. A partir do padrão de cada um, é possível avaliar similaridade com outros perfis genéticos dos bancos de dados e tentar traçar parentescos".

Como fazer um teste genético

Para solicitar um kit de testes genéticos no Brasil, é preciso visitar o site da empresa de testes genéticos e fazer um pedido online. A empresa enviará  um kit de teste que inclui instruções sobre como coletar uma amostra de DNA (geralmente saliva ou esfregaço da bochecha) e devolvê-la à empresa para análise.

Como alternativa, também é possível comprar um kit de teste por meio de um distribuidor ou varejista local. Algumas farmácias e mercados on-line também podem vender esses kits.

Antes de solicitar um kit de teste genético, é importante ler atentamente os termos e condições da empresa e entender que tipo de informação o teste fornecerá. É importante considerar as possíveis implicações de privacidade de compartilhar as informações genéticas e como a empresa lida com seus dados.

Imagem

Redação Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp