SAÚDE
Dia D de multivacinação: onde se vacinar em João Pessoa e Campina Grande
Dia D de multivacinação acontece neste sábado (7) nos 223 municípios da Paraíba.
Publicado em 06/10/2023 às 11:37
Acontece neste sábado (7) mais um 'Dia D' de multivacinação com doses disponíveis no calendário de rotina para prevenir doenças em crianças e adolescentes menores de 15 anos, com base no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Todos os 223 municípios da Paraíba vão participar da campanha, com um total de 814 salas de vacina. Veja abaixo os locais de vacinação em João Pessoa e Campina Grande.
Onde se vacinar em João Pessoa?
Em João Pessoa, a abertura do dia D de Multivacinação acontece na Escola Municipal Índio Piragibe, em Mangabeira. Além da oferta de vacinas, no local serão disponibilizados serviços voltados para as mulheres, das 8h às 16h, com atendimento médico de mastologista e ginecologista. As usuárias também vão poder agendar o exame de mamografia, fazer coleta de citológico e dispor de outros exames médicos. As mulheres que comparecerem com seus filhos para a vacinação poderão contar com serviços de beleza como corte de cabelo e esmaltação das unhas, entre outros.
Ainda na Capital, os pontos de vacinação, como Unidades de Saúde da Família, Centro Municipal de Imunizações e Policlínicas Municipais, ficarão abertos até meio-dia. Além disso, haverá dois pontos fixos de vacinação no Shopping Sul e na loja Ferreira Costa, das 12h às 21h.
Documentação: Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.
Vacinação Domiciliar: Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.
Locais para vacinação em João Pessoa neste sábado – ‘Dia D’ (7):
Unidades de Saúde da Família (USF)
- Todas as Unidades de Saúde da Família
- Exceto: as USFs Alto do Matheus II, Novais VI, Água Fria e Jardim Planalto.
- Horário: 8h às 12h.
Policlínicas Municipais
- Horário: 8h às 12h.
Centro Municipal de Imunização (CMI)
- Horário: 8h às 12h
Home Center Ferreira Costa (BR-230)
- Horário: 12h às 21h
Shopping Sul (Rua Bancário Sérgio Guerra, 900 – Bancários)
- Horário: 12h às 21h
Ação Saúde + Perto – Escola Municipal Índio Piragibe, localizado na rua Beatriz Maria de Oliveira, no bairro Mangabeira.
- Horário: 8h às 16h
Onde se vacinar em Campina Grande?
Em Campina Grande, a abertura vai ser no Parque da Criança e as Unidades de Saúde da Família estarão abertas durante todo o dia. Ao todo, serão 53 pontos de vacinação distribuídos pelos sete distritos sanitários da cidade, além do Parque da Criança, Partage Shopping, Terminal de Integração, Feira Central e Estação Cidadania, no bairro das Malvinas.
A ação vai acontecer de 8h até 12h em alguns pontos; das 8h às 16h em outros locais e das 14h às 22h no Partage Shopping, somando 14 horas de mobilização pela vacinação.. A expectativa é de que até o final da campanha, em 14 de outubro, o Município consiga alcançar a meta de imunizar 95% do público-alvo, que são crianças e adolescentes abaixo de 15 anos de idade. Os pais e/ou responsáveis devem levar o Cartão de Vacinação das crianças.
Quantas vacinas estão disponíveis, contra quais doenças?
A Paraíba dispõe de todas as vacinas de rotinas necessárias para esta campanha de multivacinação e distribuiu todas as 371.659 mil doses solicitadas pelos municípios. A Campanha Nacional de Multivacinação vai até o dia 14 de outubro e é mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, que incentiva a vacinação com imunizantes como: tríplice viral, DTP, pentavalente, pneumocócica 10, meningocócica C, meningocócica ACWY, além de vacinas que protegem contra poliomielite, papilomavírus humano (HPV), febre amarela, hepatite A e rotavírus humano, entre outras.
Comentários