SAÚDE
Exposição gratuita promovida pela Fiocruz conta a história das vacinas, em João Pessoa
A ação pretende aproximar a população das vacinas por meio de atividades lúdicas e interativas.
Publicado em 13/06/2023 às 16:54 | Atualizado em 13/06/2023 às 17:55
A Exposição Vacina! foi aberta em João Pessoa nesta terça-feira (13), no mezanino do Espaço Cultural. O objetivo é falar sobre vacinação de forma interativa e com informação de qualidade. A ação acontece de terça a domingo, incluindo feriado, das 9h às 20h30, até o dia 16 de julho. A exposição é gratuita, promovida pela Fiocruz, por meio do projeto “Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais", com o apoio do Governo do Estado da Paraíba.
De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, é importante falar sobre o assunto de forma positiva e lúdica. “As crianças de hoje não conhecem o sarampo, coqueluche, tétano. Isso porque, há muitos anos, a gente tem as vacinas que trazem a proteção contra essas doenças. Então, não é só falar de forma técnica, mas visualizar, através de jogos, de forma interativa, como isso se deu, evoluiu e porque a gente não tem mais essas doenças”, explicou.
A atração tem por objetivo utilizar linguagem fácil e recursos tecnológicos, como painéis, aparatos interativos, jogos e multimídias para desmistificar o assunto. É abordado a história dos imunizantes no Brasil e no mundo, a rede de produção e distribuição, tipos de vacinas e explicações sobre os conceitos de vírus e bactérias. Uma tela interativa mostra o Calendário de Vacinação dividido por faixa etária e serão disponibilizados QRCodes com mais informações sobre cada tema.
A exposição é aberta para a população geral e oferece uma equipe de mediadores para conversar com os visitantes. São 16 monitores, voluntários e bolsistas do Projeto de Extensão “Imunize a UFPB”, do Centro Profissional e Tecnológico.
Grupos acima de 10 pessoas e escolas devem agenda a visitação através do e-mail [email protected]. Outras informações podem ser consultadas através do WhatsApp: (83) 92000-7669
Comentários