SAÚDE
Mais de 30 mil doses são aplicadas na Paraíba no Dia D de multivacinação
Mais de mil salas de vacinas estiveram abertas no Dia D de multivacinação nos 223 municípios para que pais e responsáveis levassem seus filhos menores de 15 anos para atualizarem a caderneta vacinal.
Publicado em 08/10/2023 às 9:58
Mais de 30,5 mil doses de vacinas de rotina foram aplicadas na Paraíba, neste sábado (7), Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. Mais de mil salas de vacinas estiveram abertas no Dia D de multivacinação nos 223 municípios para que pais e responsáveis levassem seus filhos menores de 15 anos para atualizarem a caderneta vacinal.
A ação ocorreu durante todo o sábado. De acordo com informações do Governo do Estado, a Paraíba aplicou 30.511 doses de vacinas de rotina. Os cinco municípios que mais vacinaram foram: João Pessoa, com 4.986 doses; Campina Grande, com 2.749; Cuité, com 1.109 doses; Sousa, com 1.066; e Alagoa Grande, com 1.021. Também foram aplicadas 8.999 doses de vacina contra a Covid-19.
No Dia D de multivacinação são aplicadas doses disponíveis no calendário de rotina para prevenir doenças em crianças e adolescentes menores de 15 anos, com base no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A Paraíba dispõe de todas as vacinas de rotinas necessárias para esta campanha de multivacinação e distribuiu todas as 371.659 mil doses solicitadas pelos municípios.
A Campanha Nacional de Multivacinação vai até o dia 14 de outubro e é mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, que incentiva a vacinação com imunizantes como: tríplice viral, DTP, pentavalente, pneumocócica 10, meningocócica C, meningocócica ACWY, além de vacinas que protegem contra poliomielite, papilomavírus humano (HPV), febre amarela, hepatite A e rotavírus humano, entre outras.
A campanha está ocorrendo desde o dia 30. De acordo com a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, a realização do Dia D é importante para que a vacina chegue mais perto da população. Ela destaca que o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está apoiando os 223 municípios em suas ações e reforça o convite aos pais e responsáveis que não deixem de atualizar a caderneta de seus filhos para que doenças já extintas, como a poliomielite, não retornem aos territórios.
“Reforçamos a importância de conferir as cadernetas de vacinação para saber se está em dia com todas as vacinas. Estamos chegando no fim do ano, período de reunião com a família e muitos festejos. É importante que crianças e adolescentes estejam vacinados para que possam curtir esse período protegidos”, pontua.
Comentários