SAÚDE
Edital do Mais Médicos teve adesão de 99% dos municípios que participaram
Até o final deste semestre mais um edital será publicado para que os médicos possam se inscrever.
Publicado em 28/04/2023 às 13:25
Programa Mais Médicos teve uma adesão de 99% dos municípios que participaram no último edital publicado, informou o Ministério da Saúde. O programa ofertou mais de 6.000 vagas, incluindo mil postos para a Amazônia Legal e 6.169 das vagas foram indicadas pelas cidades para serem preenchidas.
Já as 2.074 regiões com vagas previstas, 2.028 enviaram documentação necessária para renovação do quadro de profissionais. O ministério informou que 47% das vagas estavam destinadas a regiões de alta vulnerabilidade ou de extrema pobreza.
31 dos municípios que foram contemplados optaram por não renovar a adesão, mas 15 deles escolheram pelo qualitativo parcial de vagas estabelecidas. Assim, ficando 83 facas sem serem preenchidas.
“Vale lembrar, contudo, que após a avaliação dos termos enviados pelos gestores locais, as vagas remanescentes serão destinadas para novas regiões”, alertou o Ministério da Saúde. um novo edital será divulgado, na próxima fase, para que novos médicos possam se inscrever para a seleção.
Incentivos do Programa Mais Médicos
Profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior e estrangeiros, que continuam atuando com o registro do Ministério da Saúde podem participar dos editais do Programa Mais Médicos.
Até o fim deste semestre, será publicado um novo edital, oferecendo 10 mil vagas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais.“Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades”, informou o Ministério da Saúde.
Na Paraíba
Foram disponibilizadas 57 vagas para a Paraíba, distribuídas em 42 cidades. João Pessoa é a cidade com maior número de vagas, sendo oito no total, sendo seguida por Campina Grande com quatro vagas e Cajazeiras com três vagas.
Lista de cidades com vagas do Mais Médicos na Paraíba
- Alagoinha – 1
- Araruna – 1
- Areia – 1
- Aroeiras -1
- Assunção – 1
- Baraúna – 1
- Bayeux – 1
- Belém – 1
- Bonito de Santa Fé – 2
- Cabedelo – 2
- Cacimbas – 1
- Caiçara – 1
- Cajazeiras – 3
- Camalaú – 1
- Campina Grande – 4
- Carrapateira – 1
- Conde – 1
- Coremas – 1
- Cuité – 1
- Gado Bravo – 1
- Guarabira – 1
- Gurjão – 1
- Ingá- 1
- Itapororoca – 1
- João Pessoa – 8
- Juazeirinho – 1
- Juripiranga – 1
- Lagoa – 1
- Mamanguape – 1
- Mulungu – 1
- Nova Palmeira – 1
- Pilões – 1
- Pombal – 1
- Puxinanã – 1
- Santa Cecilia – 1
- Santa Cruz – 1
- Santana dos Garrotes – 1
- São Miguel de Taipu -1
- Soledade – 1
- Taperoa – 2
- Teixeira – 1
- Umbuzeiro – 1
*Com informações da Agência Brasil.
Comentários