SAÚDE
Ministério da Saúde lança mês de vacinação dos Povos Indígenas
Campanha é voltada para aumentar o número de vacinados contra várias doenças entre a população indígena, que é considerado ‘preocupante’ pela pasta.
Publicado em 19/04/2023 às 16:44
Nesta quarta-feira (19), data em que se celebra o ‘Dia dos Povos Indígenas’, o Ministério da Saúde lançou o mês voltado para a vacinação dos povos originários. De acordo com a pasta, a imunização contra várias doenças deve acontecer em 34 distritos sanitários indígenas, em 898 territórios.
De acordo com o ministério, nos últimos anos, em relação a todas as vacinas disponibilizadas no calendário nacional de imunização, o índice de proteção da população indígena para várias doenças é considerado baixo e ‘preocupante’.
Em 2019, 66% dos indígenas foram vacinados pelos imunizantes no calendário nacional, no ano seguinte a taxa subiu para 68%, já em 2021 o número também subiu alcançando a casa de 73%, no entanto, no ano passado, a porcentagem caiu vertiginosamente, para 55% apenas.
A previsão da pasta é de que mais de 210 mil doses de vários imunizantes sejam aplicadas nos 898 territórios dos povos originários do país. O mês de vacinação vai se estender até o dia 14 de maio.
Mesmo após o fim da campanha, a recomendação é de que continuem a aplicação dos imunizantes nos distritos indígenas ao longo de todo o ano. Cerca de 2.600 profissionais de saúde indígenas e mais de 1.100 agentes também indígenas vão estar envolvidos na campanha.
Veja abaixo a lista dos imunizantes ofertados no Mês de Vacinação dos Povos Indígenas:
- hepatite A e B;
- penta (DTP/Hib/Hep B);
- pneumocócica 10 valente;
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite);
- VOP (Vacina Oral Poliomielite);
- VRH (Vacina Rotavírus Humano);
- meningocócica C (conjugada);
- febre amarela;
- tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba);
- tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela);
- DTP (tríplice bacteriana);
- BCG;
- HPV quadrivalente (papilomavírus humano);
- Influenza;
- Covid-19.
Comentários