SAÚDE
No dia nacional de combate a Poliomielite, Paraíba tem quase 100% do público-alvo vacinado
Estado tem 99,6% do público-alvo vacinado contra a doença, e é o primeiro no ranking de cobertura em território nacional, a frente do Amapá, com 95,6%.
Publicado em 24/10/2022 às 16:50
A Paraíba é o estado com maior cobertura vacinal contra a Poliomielite no Brasil, com cerca de 99,6% do público-alvo vacinado, seguido pelo Amapá, com 95,6% das crianças menores de cinco anos vacinadas contra a doença, e são os únicos estados de todo o Brasil a cumprirem a meta de 95% de imunizados, estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Até esta segunda-feira (24), que é o dia nacional de combate a Poliomielite, cerca de 225 mil crianças foram vacinadas na Paraíba, contando números desde o dia 8 de agosto, data de início da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença.
Na capital João Pessoa, os dados do Ministério da Saúde dão conta de que 94,99% do público-alvo foram imunizados. Em nota, a prefeitura da cidade ressaltou que os 95% já foram alcançados, o que torna a cidade a única capital do país a quebrar a meta.
Em relação a Campina Grande, o município chegou aos 95,80% do público-alvo vacinado.
Dos 223 municípios paraibanos, apenas 27 não alcançaram a meta do Ministério da Saúde. A cidade de Imaculada, no sertão do estado, com 70% de crianças menores de cinco anos imunizadas, foi o local com menor cobertura vacinal na região.
Cidades que não atingiram a meta de vacinação contra a poliomielite na PB:
- Alagoinha
- Amparo
- Baía da Traição
- Bom Sucesso
- Cachoeira dos ìndios
- Caraúbas
- Congo
- Cubati
- Cuité
- Curral de Cima
- Damião
- Desterro
- Emas
- Imaculada
- Livramento
- Mãe d’água
- Mato Grosso
- Nova Floresta
- Nova Palmeira
- Pedra Lavrada
- Quixaba
- Riachão
- Santana dos Garrotes
- São João do Tigre
- São José de Espinharas
- São José do Bonfim
- Vista Serrana
Dados nacionais
No Brasil, 25% do público-alvo ainda precisa ser vacinado. Cerca de 11,5 milhões de crianças menores de cinco anos aptas a receber o imunizante já passaram por postos em todo o Brasil, o que representa uma cobertura de 70%, de acordo com o Ministério da Saúde.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal é composto por três doses de Vacina Inativada de Poliomelite (VIP), administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com a Vacinal Oral de Poliomelite (VOP), aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
O último caso da doença registrado em território brasileiro foi em 1989, na cidade de Sousa, no sertão paraibano.
A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma situação de saúde grave e incapacitante, segundo o Ministério, e a Campanha Nacional de imunização contra a doença segue até 31 de outubro.
Comentários