SAÚDE
O que é pielonefrite, doença diagnosticada em Flavia Pavanelli
Pielonefrite, diagnosticada em Flávia Pavanelli, é uma infecção, normalmente bacteriana, que atinge principalmente os rins.
Publicado em 30/01/2023 às 12:04
A atriz Flávia Pavanelli revelou nas suas redes sociais neste domingo (29) que foi internada às pressas com uma doença chamada pielonefrite, que quase causou uma infecção generalizada. Embora o nome pareça desconhecido, o urologista Thiago Costa explicou que a pielonefrite, na verdade, trata-se de uma infecção, normalmente bacteriana, que atinge os rins. Entre os principais fatores de causa estão as infecções urinárias não tratadas adequadamente.
De acordo com o urologista, a piolenefrite é chamada também de infecção do trato urinário complicada, dado o grau de gravidade da doença. "Se tratada adequadamente, não só a infecção, como também seu fator causal, que podem desde infecções urinárias a cálculos renais, é possível reverter o quadro. Caso não, a pessoa corre risco de ter mais complicações, como uma infecção generalizada, que pode até levar à morte", explica o médico.
Entre os sintomas da doença estão febre intensa, calafrios e dores na lombar. "Na infecção urinária baixa, que é só a cistite, a dor é mais localizada na região pélvica. Já quando chega ao nível da pielonefrite, o paciente pode sentir dor na lombar e nas costas", diz. O tratamento é feito por antibiótico, mas o médico alerta a importância de se fazer o tratamento conforme prescrito pelo médico.
"Inclusive porque se a pessoa estiver com uma infecção urinária, por exemplo, e não tomar o antibiótico durante os dias recomendados pelo médico ou na hora prescrita isso pode acabar ao invés de resolver o problema levar a um quadro ainda mais grave", explica.
Nas redes sociais, a atriz Flávia Pavanelli disse que foi diagnosticada com pielonefrite depois de alguns dias achando que era ‘só uma dor muscular’. "Meus sintomas foram silenciosos, demorei a procurar um profissional e isso fez com que meu caso ficasse à beira de uma infecção generalizada”, disse Flávia Pavanelli .
Comentários