SAÚDE
Pielonefrite aguda: o que é a doença que fez a atriz Isadora Cruz ser internada
Se não for tratada corretamente, ou quando há vários episódios recorrentes dessa infecção, ela pode se tornar uma doença crônica.
Publicado em 18/07/2023 às 9:15 | Atualizado em 18/07/2023 às 11:16
A atriz paraibana Isadora Cruz, que atuou como protagonista na novela "Mar do Sertão", foi internada no Hospital São Luís, em São Paulo, com pielonefrite aguda. De acordo com a atriz, ela estava sentindo dores há alguns dias nas costas e acreditava ser dor muscular. Ela tentou fazer algumas terapias, mas a dor persistiu. O Jornal da Paraíba conversou com o urologista Emerson Medeiros, que explicou o que é essa condição, seus sintomas e como tratá-la.
Segundo Isadora, ela fez uma publicação em sua rede social para alertar seus seguidores, principalmente as mulheres, a prestar atenção nos sinais que o corpo emite e investigar os sintomas, realizando os exames de urocultura e hemograma periodicamente.
O que é a pielonefrite aguda
De acordo com Emerson Medeiros, a pielonefrite aguda é uma infecção que de forma aguda atinge de forma repentina as vias urinárias, em particular, o sistema renal. Muitas vezes o paciente pode ter essa infecção alojada na bexiga podendo subir, chegando aos rins.
Quais são os sintomas
O urologista relata que, os sintomas podem ser diversos, mas geralmente incluem:
- ardência ao urinar;
- queda do estado geral;
- febre;
- calafrios.
Esses sintomas podem estar relacionados à presença, em exames laboratoriais, de aumento dos leucócitos, chamado de leucocitose, sendo favorável a uma infecção. E que podem dar indícios em exames laboratoriais de urina com a presença de bactérias.
O exame de urocultura com antibiogramas pode evidenciar a presença dessas bactérias que causam a infecção. E exames de imagem, sendo uma ultrassonografia ou tomografia com contraste, podem sinalizar a pielonefrite aguda.
Pielonefrite aguda pode se tornar crônica
Ele ainda explica que na medicina, as doenças são divididas em dois grandes grupos: as doenças crônicas e agudas. E, a pielonefrite, como seu próprio nome diz, é uma doença aguda, mas quando não é tratada corretamente, ou quando há vários episódios recorrentes dessa infecção, ela pode se tornar crônica.
Como o tratamento é feito
A pielonefrite aguda pode ser tratada com o uso de antibióticos por um período mínimo de sete dias. Casos mais graves podem usar esses antibióticos por um período de 14 a 21 dias de tratamento ou com mais dias, com internação hospitalar, podendo chegar a internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI). Emerson ainda exemplifica que há quadros ainda mais graves em que a infecção pode se espalhar pela corrente sanguínea, evoluindo para uma septicemia.
Pielonefrite é potencialmente grave
Emerson diz que a pielonefrite aguda não começa sendo uma doença grave, porém, ela é uma doença potencialmente grave. Se não for tratada de maneira correta, ela pode evoluir rapidamente e se espalhar, como citado anteriormente, por toda a corrente sanguínea, evoluindo para a septicemia.
Seu tratamento é simples, mas quando não feito ou quando a doença evolui, é preciso internar o paciente e se o quadro não melhorar, o internar na UTI.
Comentários