SAÚDE
O que é polidactilia, a condição genética de Marvvila, do BBB 23
Parte da família da cantora tem polidactilia, condição com um dedo a mais, conforme ela contou dentro do BBB 23. Geneticista explica o que é.
Publicado em 09/02/2023 às 10:19
Durante a semana, uma conversa sobre polidactilia entre Marvvila e Ricardo, dentro do BBB 23, despertou a curiosidade dos espectadores de casa por conta de ter seis dedos na mão. Ela explicou ao brother, na academia, que não sabia qual era exatamente o nome daquela situação, mas que iria retirar o "dedo extra" antes de entrar no programa. O JORNAL DA PARAÍBA, conversou com a geneticista Raiana Maia, que explicou o que é polidactilia, a condição que Marvila possui e a faz ter um dedo a mais.
“A polidactilia é uma anomalia congênita, caracterizada por um (ou mais) dedo extra. O mais comum é acontecer nas extremidades, próximo ao polegar ou dedo mínimo, pode acontecer em mãos e/ou pés”, explica.
Em outra conversa na casa, Marvvila ressaltou que muitos parentes da família têm a mesma condição, e a especialista esclareceu que isso é ainda mais raro de acontecer. “A maioria dos casos é uma alteração isolada, que ocorre de forma aleatória ou está associada a uma predisposição familiar em muitos casos, mas que não afeta todos na família e não cursa com outros sinais e sintomas”, conta.
Raiana Maia fala também que a polidactilia ainda pode estar associada a outras condições genéticas, como síndrome de Greig e a síndrome de Bardet-Biedl.
Segundo a especialista, para os casos do "dedo extra" nem sempre a cirurgia é feita. “A indicação cirúrgica é variável, depende de questões funcionais e estéticas, e fica a critério do paciente. A cirurgia pode ser realizada por ortopedista especialista em mão, sendo uma cirurgia mais complexa, quanto mais estruturas o dedo extra tiver”.
A geneticista ressaltou que a condição não é prejudicial à saúde, mas pode gerar impacto na mobilidade e também efeitos psicológicos.
Marvilla fala em cirurgia
Na conversa com Ricardo, Marvvila disse que a polidactilia lhe incomoda, de forma que ela tentou a retirada do dedo antes do início do BBB. Já Cláudia Bonfim Freire, mãe da cantora, que também tem a mesma condição, lida bem com a questão, mas explica que Marvvila sempre tentou cobrir o dedinho, que era motivo de bullying na época do colégio.
"Pra mim é tranquilo, pra minha irmã também (que tem a mesma condição). Pra ela (Marvvila) não é, porque ficou uma 'verruguinha maior'. A minha é bem pequenininha, quase não se percebe. A do irmão mais velho também ficou um pouquinho maior, então eles sempre tiveram vergonha", ressalta.
A mãe da sister conta que ela sempre teve receio de os filhos nascerem com a mesma condição;
Comentários