SAÚDE
Oferta de mamografias gratuitas aumenta durante o Outubro Rosa; saiba onde fazer o exame
Testes de detecção de câncer de mama podem ser feito em diversas cidades da Paraíba. Confira a oferta em diferentes locais do estado.
Publicado em 16/10/2022 às 7:39
São muitas as instituições de saúde da Paraíba que estão com mutirões para a realização de exames de detecção de câncer de mama, dentro da agenda do Outubro Rosa. Os testes grátis de mamografia podem ser realizados em diferentes cidades da Paraíba, de forma gratuita, e em muitos dos locais foram reduzidas a burocracia necessária para a realização dos exames. O objetivo com isso é aumentar o número de pessoas testadas, dentro de um esforço para combater o problema no estado.
Por parte da Secretaria de Estado da Saúde, por exemplo, há o serviço de referência realizado pelo Centro de Diagnóstico do Câncer (CEDC), localizado na avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa.
Durante todo o mês de outubro, serão ofertadas 100 mamografias por dia, além de consultas especializadas em mastologia e ginecologia oncológica, com o objetivo de identificar precocemente casos novos, garantindo a realização imediata de detecção de lesões suspeitas de câncer através de biópsias guiadas por ultrassonografia e exame anatomopatológico. Quando necessário, a mulher será imediatamente encaminhada ao Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e à Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
Além dos serviços ofertados pelo CEDC, os Programas de Saúde da Família (PSF’s) dos 223 municípios paraibanos estão fazendo sua programação específica, de acordo com a realidade de cada lugar. O objetivo é, sempre que necessário, encaminhar as mulheres para realizar os exames em municípios próximos.
A SES atualmente mantém seis mamógrafos em João Pessoa, quatro em Campina Grande, dois em Patos e um em Cajazeiras, Cuité, Guarabira, Monteiro, Santa Rita, Picuí, Pombal, Princesa Isabel, Catolé do Rocha, Belém e Itaporanga.
Já em João Pessoa, a Prefeitura, em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), vai realizar um mutirão de consultas de mastologia e exames de mamografia nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Ao todo, serão disponibilizadas 135 vagas para mulheres com idade a partir dos 40 anos encaminhadas pela rede municipal de saúde, por meio da Central de Regulação.
Para ter acesso, a usuária deverá procurar sua USF de referência, onde receberá o encaminhamento para o mutirão. No HU, ela passará pela consulta de mastologia e pelo exame de mamografia. A depender do resultado do exame, a paciente terá acesso ao retorno. Também serão ofertadas ultrassonografias para os casos indicados.
Em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde promete realizar três mil exames de mamografia ao longo deste mês, o que equivaleria ao triplo da quantidade normal. O trabalho é realizado em parceria com o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) e com o hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP).
Para ter acesso ao exame, as mulheres devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para realizar o agendamento. A Secretaria explica que existem alguns fatores de risco que devem ser levado em consideração pelas mulheres. São eles: obesidade e sobrepeso, consumo de bebida alcóolica, sedentarismo, uso de contraceptivos hormonais, histórico familiar de câncer de ovário ou de mama, não ter tido filhos, não ter amamentado, ter a primeira gravidez após os 30 anos, ter menstruado antes dos 12 anos e estar no período de menopausa.
A adoção de práticas simples como fazer exercício físico regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo podem reduzir as chances de desenvolvimento do câncer.
Testes sem regulação
No Hospital São Vicente de Paulo, de João Pessoa, que atende pelo SUS e funciona como unidade hospitalar filantrópica, está sendo possível agendar gratuitamente um exame de mamografia de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 16h, sem a necessidade das mulheres passarem pela regulação da Prefeitura, como normalmente é praxe.
As mulheres ao longo deste mês só precisam ir ao hospital com os documentos necessários e solicitar o agendamento, que será feito sem burocracias. Os documentos são cópia de identidade, cartão SUS e comprovante de residência.
Cirurgias no Napoleão Laureano
Outro hospital filantrópico, o Napoleão Laureano realizou um mutirão de cirurgias em meio ao Outubro Rosa. Ao longo desta semana, foram realizadas uma série de 12 cirurgias em mulheres vítimas de câncer de mama. Ao todo, mais de 20 profissionais de saúde foram mobilizados.
Comentários