icon search
icon search
home icon Home > saúde > papo íntimo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

PAPO ÍNTIMO

Estou grávida! Devo tomar a vacina da Covid-19?

Publicado em 12/05/2021 às 13:01 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:30

Nesta terça-feira (12) recebemos a notícia de que o Ministério da Saúde, por recomendação da Anvisa, suspendeu a vacinação da AstraZeneca contra a Covid-19 em grávidas e puérperas.

A suspensão vale até que sejam concluídas as investigações da morte de uma gestante de 35 anos devido a um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC), que pode ter uma relação com a vacina AstraZeneca, já que a paciente recebeu a imunização.

Com isso, muitas grávidas ficaram apreensivas e consequentemente vem a dúvida: “E agora? É seguro tomar a vacina da Covid-19? Há riscos para mim e para meu bebê?”

Existem estudos que demonstram que a Covid-19 pode ter desfechos mais graves em gestantes, principalmente as que apresentam condições crônicas de saúde, como hipertensão, obesidade, diabetes, trombofilia e doenças autoimunes.

Essa semana vem sendo um verdadeiro estresse para as grávidas, puérperas e seus familiares, na busca de uma resposta segura sobre se deve ou não tomar a vacina contra a Covid-19.

Como médica, a minha conduta tem sido conversar com a paciente e explicá-la sobre os riscos e benefícios da vacina, mas a decisão de tomar ou não deve partir da própria paciente.

É muitíssimo importante alertar que, embora seja extremamente raro, um dos possíveis efeitos adversos da vacina é a trombose, porém, pelo simples fato de estar grávida, já existe naturalmente um risco aumentado de trombose, independente do uso da vacina.

As bulas das três vacinas disponíveis alertam para a falta de estudos suficientes sobre a vacinação em grávidas, com isso, nós médicos ficamos literalmente de mãos atadas sobre qual conduta seguir com as nossas pacientes. Confira o que dize a bula das três vacinas:

AstraZeneca:

"Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe o seu profissional de saúde se você estiver grávida, amamentando, pensando engravidar ou planejando ter um bebê. Há dados limitados sobre o uso da vacina Covid-19 (recombinante) em mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Seu profissional de saúde discutirá com você se você pode receber a vacina.”

CoronaVac:

"Estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas ou lactantes. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista."

Pfizer:

"Se você está grávida ou amamentando, acredita que pode estar grávida ou está planejando ter um bebê, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de receber esta vacina. Esta vacina não deve ser usada por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica." (Fonte: G1)

Diante disso tudo, meu alerta é: Sabemos dos riscos da Covid-19 em gestantes, portanto, independente de você decidir tomar ou não a vacina, continue seguindo rigorosamente as medidas de proteção contra o vírus: Fique em isolamento social, evite receber visitas de parentes e amigos, saia somente sob extrema necessidade (sempre com a máscara e álcool em gel) e não deixe de realizar o seu pré-natal.

Imagem ilustrativa da imagem Estou grávida! Devo tomar a vacina da Covid-19?

Wanicleide Leite

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp