SAÚDE
Paraíba registra mais de 300 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 45 mortes por Covid-19
Os casos foram registrados de janeiro até 3 de maio de 2025. Secretaria de Saúde também anunciou Dia D de vacinação.
Publicado em 06/05/2025 às 19:14

A Paraíba identificou 306 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 45 mortes por Covid-19 até o dia 3 de maio deste ano. As informações foram divulgadas pelo Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), que também anunciou um Dia D de vacinação para este sábado (10).
O boletim aponta que, além das mortes por Covid-19, também foram registradas 17 mortes por outros vírus respiratórios, incluindo duas por Influenza A, ocorridas em João Pessoa e Campina Grande. As faixas etárias mais atingidas são crianças menores de 5 anos e idosos com mais de 60.
O maior número de mortes por Covid-19 foi registrado em João Pessoa, com 14 óbitos, seguido por Campina Grande (10), Pocinhos (3) e Santa Rita (3). As faixas etárias mais atingidas são crianças menores de 5 anos e idosos com mais de 60 anos.
Exames laboratoriais também confirmaram 306 casos de SRAG, entre 1.266 notificações. Desses, 154 foram causados por Covid-19, 71 por rinovírus e 44 por Influenza A.
Ainda de acordo com o boletim, os vírus com maior circulação na Paraíba são o Influenza A, o SARS-CoV-2 (Covid-19) e o rinovírus, com maior incidência nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Cajazeiras.
“Os dados do boletim mostram que estamos em um momento de circulação intensa de vírus respiratórios em várias regiões do estado. A vacinação continua sendo a medida mais eficaz para prevenir formas graves da doença e reduzir internações. O Dia D é uma estratégia tradicional da campanha, pensada para ampliar o acesso da população à proteção”, afirmou a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES-PB, Márcia Mayara.
A SES-PB recomenda que pais, responsáveis e demais integrantes dos grupos prioritários procurem o ponto de vacinação mais próximo neste sábado (10), levando um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.
Dia D de vacinação
O Dia D de vacinação, que integra a campanha estadual contra a Influenza, será realizado neste sábado (10). A ação tem como objetivo reforçar a imunização contra a Influenza e ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, especialmente crianças a partir de 6 meses, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.
Também será promovida a Multivacinação, voltada à atualização da caderneta de vacinação de toda a população, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em todo o estado, 751 pontos de vacinação estarão em funcionamento, oferecendo as vacinas recomendadas.
A campanha estadual, iniciada em 31 de março, segue até o dia 30 de maio. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, até o momento foram aplicadas 271.790 doses, sendo 198.624 destinadas aos grupos prioritários — o que representa uma cobertura vacinal de 18,88%.
A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, estimado em 1.052.071 pessoas, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. Para os demais grupos — como puérperas, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, quilombolas, caminhoneiros e pessoas com comorbidades —, o acompanhamento é feito com base apenas nas doses aplicadas.
Comentários