icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Paraíba registra mais de 300 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 45 mortes por Covid-19

Os casos foram registrados de janeiro até 3 de maio de 2025. Secretaria de Saúde também anunciou Dia D de vacinação.

Publicado em 06/05/2025 às 19:14


				
					Paraíba registra mais de 300 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e 45 mortes por Covid-19
Seva Levitsky

A Paraíba identificou 306 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 45 mortes por Covid-19 até o dia 3 de maio deste ano. As informações foram divulgadas pelo Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), que também anunciou um Dia D de vacinação para este sábado (10).

O boletim aponta que, além das mortes por Covid-19, também foram registradas 17 mortes por outros vírus respiratórios, incluindo duas por Influenza A, ocorridas em João Pessoa e Campina Grande. As faixas etárias mais atingidas são crianças menores de 5 anos e idosos com mais de 60.

O maior número de mortes por Covid-19 foi registrado em João Pessoa, com 14 óbitos, seguido por Campina Grande (10), Pocinhos (3) e Santa Rita (3). As faixas etárias mais atingidas são crianças menores de 5 anos e idosos com mais de 60 anos.

Exames laboratoriais também confirmaram 306 casos de SRAG, entre 1.266 notificações. Desses, 154 foram causados por Covid-19, 71 por rinovírus e 44 por Influenza A.

Ainda de acordo com o boletim, os vírus com maior circulação na Paraíba são o Influenza A, o SARS-CoV-2 (Covid-19) e o rinovírus, com maior incidência nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Cajazeiras.

“Os dados do boletim mostram que estamos em um momento de circulação intensa de vírus respiratórios em várias regiões do estado. A vacinação continua sendo a medida mais eficaz para prevenir formas graves da doença e reduzir internações. O Dia D é uma estratégia tradicional da campanha, pensada para ampliar o acesso da população à proteção”, afirmou a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES-PB, Márcia Mayara.

A SES-PB recomenda que pais, responsáveis e demais integrantes dos grupos prioritários procurem o ponto de vacinação mais próximo neste sábado (10), levando um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.

Dia D de vacinação

O Dia D de vacinação, que integra a campanha estadual contra a Influenza, será realizado neste sábado (10). A ação tem como objetivo reforçar a imunização contra a Influenza e ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, especialmente crianças a partir de 6 meses, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Também será promovida a Multivacinação, voltada à atualização da caderneta de vacinação de toda a população, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em todo o estado, 751 pontos de vacinação estarão em funcionamento, oferecendo as vacinas recomendadas.

A campanha estadual, iniciada em 31 de março, segue até o dia 30 de maio. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, até o momento foram aplicadas 271.790 doses, sendo 198.624 destinadas aos grupos prioritários — o que representa uma cobertura vacinal de 18,88%.

A meta da campanha é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, estimado em 1.052.071 pessoas, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. Para os demais grupos — como puérperas, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, quilombolas, caminhoneiros e pessoas com comorbidades —, o acompanhamento é feito com base apenas nas doses aplicadas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp