SAÚDE
Pelé retira tumor do intestino: entenda o que provoca tumor no cólon
Apesar de ser mais comum em pessoas acima de 50 anos, o câncer colorretal também pode ser diagnosticado em jovens adultos. Obesidade, má alimentação e tabagismo estão entre as principais causas da doença.
Publicado em 08/09/2021 às 8:47 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:40
Pelé retira tumor do intestino achado durante exame de rotina.
"Meus amigos, muito obrigado pelas mensagens de carinho. Eu agradeço a Deus por estar me sentindo muito bem e por permitir que o Dr. Fábio e o Dr. Miguel cuidem da minha saúde. No último sábado fui submetido a uma cirurgia de retirada de lesão suspeita no cólon direito. O tumor foi identificado na realização dos exames que mencionei na última semana.Felizmente, estou acostumado a comemorar grandes vitórias ao lado de vocês. Vou encarar mais essa partida com um sorriso no rosto, muito otimismo e alegria por viver cercado de amor dos meus familiares e amigos."
Essas foram as palavras do Rei Pelé ao anunciar que fora submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no instetino nesse sábado.
Logo após veio o boletim do Hospital, segundo o qual o tumor foi identificado durante a realização de rotina.
Incidência
De antemão, apesar de ser mais comum sobretudo em pessoas acima de 50 anos, o câncer colorretal também pode ser diagnosticado em jovens adultos. Além disso, obesidade, má alimentação e tabagismo estão entre as principais causas da doença.
Assim como Pelé, que descobriu o câncer durante um exame de rotina, essa é uma estratégia utilizada para detecção do tumor em um estágio mais inicial e possibilitar maiores chances de cura. Então quando descoberto precocemente, as chances de cura são de 90%.
Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são:sangue nas fezes;
alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);
dor ou desconforto abdominal;
fraqueza e anemia;
perda de peso sem causa aparente.
alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)
massa (tumoração) abdominal
Comentários