icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Pílula anticoncepcional oferece benefícios à mulher

Anticoncepcional de uso oral pode significar mais do que prevenção contra uma gravidez indesejada.

Publicado em 26/08/2012 às 7:45 | Atualizado em 01/03/2023 às 15:49


                                        
                                            Pílula anticoncepcional oferece benefícios à mulher
Suplements pills on the table with dose. PantherMedia / 123bubu45

A maioria das mulheres busca orientação médica para esclarecer dúvidas sobre métodos contraceptivos e a pílula anticoncepcional é um dos mais comuns. Bem conhecido de muitas mulheres, o anticoncepcional de uso oral pode significar mais do que prevenção contra uma gravidez indesejada, já que ele oferece vários benefícios à saúde da mulher, como explica a ginecologista Karen Fernandes.

Segundo a médica, alguns incômodos como aumento no fluxo menstrual, cólicas, mal estar, irritabilidade, náuseas, entre outros, acabam comprometendo a vida social de mulheres que sofrem com algum tipo de alteração no ciclo menstrual, pois muitas delas ficam sem condições de realizar as atividades laborativas.

Contudo, ela ressaltou que algumas pacientes são beneficiadas com o uso contínuo da pílula anticoncepcional, pois ela minimiza a maioria desses sintomas.

A estudante de Direito Mônica Rodrigues, 24 anos, disse que sofria muito com as náuseas e a irritabilidade que sentia durante a Tensão Pré-Menstrual (TPM), mas revelou que com o uso de medicamentos e o acompanhamento da ginecologista os sintomas sumiram. “Eu sempre tive muita enxaqueca e tudo me deixava irritada quando estava na TPM, mas quando comecei a tomar a pílula anticoncepcional adequada e com um antidepressivo, esses sintomas ficaram para trás”, garantiu.

De acordo com a médica Karen Fernandes, a prevenção dos sintomas da menopausa é outro benefício oferecido pelo anticoncepcional, mas frisou que existem medicamentos voltados especificamente para essa ação. No caso dos anticoncepcionais, eles devem ser usados ainda no período que antecede a menopausa e sempre com acompanhamento médico. “Existe uma classe específica de medicamentos para o tratamento dos sintomas da menopausa, mas os contraceptivos são utilizados em situações específicas na pré-menopausa”, observou.

Sílvia Maia, 35 anos, é enfermeira e disse que como trabalha na área de saúde já tinha conhecimento que poderia se prevenir dos sintomas da menopausa, tomando anticoncepcional. “Pela minha convivência com médicos, eu já sabia que poderia me livrar, ou ao menos aliviar, os sintomas causados pela menopausa e há pouco tempo estou tomando um anticoncepcional apropriado para isso”, relatou.

Segundo a ginecologista Karen Fernandes, as mulheres ainda têm dúvidas sobre TPM e menstruação irregular, por isso salientou que em ambos casos o anticoncepcional também tem ação positiva, diminuindo os sintomas.

“O uso de contraceptivos hormonais, juntamente com outras terapias medicamentosas, é um dos principais meios de tratamento dessas reações, minimizando seus sinais e sintomas, devendo sempre lembrar que cada caso deve ser avaliado individualmente”, afirmou.

Apesar dos benefícios enumerados para a escolha da pílula adequada para cada mulher, o acompanhamento médico é fundamental, principalmente porque em alguns casos, como o de mulheres que têm trombofilia, o uso é desaconselhado, podendo ocasionar vários problemas de saúde e, em casos mais graves, levar à morte.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp