icon search
icon search
home icon Home > saúde
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE

Pouco mais da metade da população de João Pessoa tem o hábito de ir ao dentista

Saúde bucal é tema do Paraíba Comunidade que vai ao ar neste domingo (5) nas TVs Cabo Branco e Paraíba.

Publicado em 05/03/2023 às 6:21


                                        
                                            Pouco mais da metade da população de João Pessoa tem o hábito de ir ao dentista
Dentista realizando o cuidado no Centro de Especialidade Odontológica em Mangabeira. (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Pouco mais da metade da população de João Pessoa, cerca de 466 mil pessoas, tem o hábito de ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano. Os dados são da pesquisa nacional de saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o cirurgião dentista Alfredo Neto, o satisfatório seria visitar o dentista a cada seis meses para realizar uma profilaxia dentária como forma preventiva de problemas mais invasivos e evitar danos maiores decorrentes da falta de limpeza.

“Hoje a gente deveria investir um pouco mais em saúde e hábitos preventivos, como fazer a profilaxia, a limpeza, do que só procurar a odontologia de cura”, alerta.

O cirurgião dentista explica que a microflora na boca contribui de forma positiva, ajudando na digestão, mas outros podem causar patologias. Podem ser doenças no dente, como a cárie dental ou doença nos tecidos de suporte e proteção dental, como gengiva e osso alveolar, que seguram os dentes no lugar, como gengivite periodontites.

"O cuidado preventivo da saúde bucal de forma regular evita a instalação dessas doenças ou propiciam que o dentista intervenha no início, evitando o agravamento dos problemas”, afirma Alfredo Neto.

Quando começar o cuidado bucal

O cirurgião dentista Alfredo Neto recomenda que a instrução da mãe seja realizada antes do nascimento da criança. Após a amamentação é comum ficar resíduo de leite na gengiva do bebê. Com o nascimento dos primeiros dentes e contato do leite por muito tempo, pode causar a cárie de mamadeira, que se desenvolve rapidamente e é muito destrutiva, além de causar dor à criança.

"A mãe pode usar uma gaze ou fralda de tecido com água oxigenada de 10 volumes diluída meio a meio em água filtrada ou fervida para fazer um esfregaço na boca da criança após as mamadas”, orienta o cirurgião dentista.

Leia também: Entenda a importância do cuidado bucal na infância

Já nas crianças maiores, o cirurgião costuma ver se os cuidados de escovação e a utilização do fio dental feitos pela criança está sendo eficiente. Ao utilizar um corante para evidenciar a placa bacteriana de forma visual, ele mostra à criança o jeito certo de realizar os cuidados diários.

Quanto à escovação, Alfredo Neto recomenda uma escova dental de cabeça pequena e cerdas macias ou extramacias. “Quem limpa não é o creme dental e sim o movimento das cerdas da escova”, explica e orienta fazer uma pré higienização dos dentes apenas com a escova e só depois utilizar o creme dental.

Serviços odontológicos gratuitos em João Pessoa

Nas unidades de saúde da família (USFs) é feita a atenção básica. São ofertadas consultas, restaurações, extrações dentárias, remoção de tártaro, entre outros serviços.

Em casos mais complexos o paciente é encaminhado para um dos Centros de Especialidades Odontológicas. Além do encaminhamento é necessário apresentar CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

O município de João Pessoa conta com 4 Centros de Especialidades Odontológicas para a população no Sistema de Saúde Público:

  • CEO Jaguaribe
  • CEo Mangabeira
  • CEO Cristo
  • CEO Torre

Nos CEOs são ofertados serviços de odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, radiologia, periodontia, estomatologia, diagnóstico bucal, biópsias, prótese dentária e atendimento especializado para pacientes com necessidades especiais.

Os CEOs Mangabeira e Torre possuem serviço de emergência que funciona 24 horas por dia, para casos como hemorragia, edema ou dor causada por um trauma. Nessas situações não é necessário apresentar encaminhamento.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp