Os exageros nas festas de fim de ano podem por sua saúde em risco

Ceia de natal e ano novo tem pratos diferentes – Foto: Divulgação

Festas de fim de ano podem por sua saúde em risco. Coração e sistema digestório são muitos exigidos e se sua saúde não estiver em dia…. o perigo é grande.

Se já é difícil seguir uma dieta durante o ano, imagina então. no período de festas e comemorações de final de ano.  Essa é uma missão quase impossível

As chances de deslize são muitas: a tradição quase nos obriga a consumir mais calorias. E não é só comida não, viu. O excesso de álcool é comum e isso engorda.

Essas puladas de cerca são perdoadas, afinal de contas, quem nunca…

Mas para as pessoas que já tem problemas de saúde é importante ficar atento. Essas festas podem trazer riscos à sua saúde.

E tendo um pouco mais de cuidado, é possível passar o fim de ano sem aquela ressaca que atrapalha a vida de qualquer um.

Confira alguns cuidados para não desregular completamente o seu organismo:

1. Beba muita água

Estar bem hidratado é fundamental, ainda mais se durante as festas houver a ingestão de bebidas alcoólicas. Intercale um copo de bebida com um copo de água, isso costuma diminuir os sintomas da ressaca do dia seguinte.

2. Coma de 3 em 3 horas

Mesmo de férias ou com horários diferentes, você não deve pular refeições. Além disso, seu fígado precisa de energia para metabolizar o álcool. Essa força vem da glicose consumida com os alimentos.

3. Escolha bem o que vai no seu prato

Com a grande variedade, é fácil ficar confuso e pegar um pouco de tudo, que no final, acaba sendo demais. Faça um prato colorido e variado em nutrientes.

4. Comece pela salada

Sim, a velha regra ainda tem sua importância na hora de montar o prato. Dê preferência para as saladas, legumes e verduras, deixando assim, menos espaço para os alimentos mais gordurosos.

5. Mastigue bem e com calma

Sinta todo o sabor de cada alimento, assim a comida é digerida com maior facilidade e não são necessárias quantidades exageradas.

6. Diga sim à sobremesa

Por que não? Pode matar a vontade, porém, sem exageros. Escolha seu doce favorito e sirva apenas uma porção ou pedaço. Resista à repetição. Mas, se ainda assim se sentir culpado, lembre-se: frutas são sempre ótimas opções.

7. “Exagerei na ceia. E agora?”

Mesmo tendo exagerado no dia anterior, não fique sem comer nem pule as refeições, todas são importantes para ativar o metabolismo. Coma moderadamente e abuse de frutas e água.