Colesterol: Vilão ou mocinho?

Muita gente não sabe, mas o colesterol é importante para o funcionamento do nosso corpo. Ele participa da formação das células e dos neurônios  e é um ingrediente dos hormônios e vitaminas.

Em pequena quantidade, o colesterol é bom e necessário para o organismo. O colesterol é importante para o funcionamento do nosso corpo porque participa da constituição das células dos hormônios e também de algumas vitaminas como a Vitamina D; o problema é quando ocorre um acúmulo na corrente sanguínea. Isso pode levar a várias doenças, inclusive no coração. Anualmente 400 mil brasileiros morrem de doenças cardiovasculares e o colesterol em excesso é um dos culpados por isso.

Estima-se que no Brasil 28 milhões de brasileiros tenham colesterol aumentado, mas grande parte nem imagina que tenha esse problema.

O colesterol é um tipo de gordura que existe no nosso corpo. Ele se apresenta de pelo menos 3 formas. O LDL, que é o colesterol ruim e que leva gordura para nossas artérias. O HDL é o colesterol bom, ele leva de volta a gordura para o fígado e o VLDL, que é quem tá ligado com os triglicerídeos.

Diferente do que se pensa, só 30% do colesterol do nosso corpo vem da dieta, todo o restante é produzido pelo fígado. Mesmo pessoas magras podem ter colesterol elevado.

Altos níveis de colesterol aumentam a chance de você morrer do coração. Já o HDL é protetor quanto mais alto melhor.

Dietas ricas em gorduras saturadas elevam os níveis de LDL e consequentemente a chance de ter um ataque cardíaco. Exercícios diminuem os níveis de LDL e aumentam o HDL, ou seja, são excelentes protetores para nossos coração.

Assiste à Entrevista sobre isso no Bom Dia Paraíba.