icon search
icon search
home icon Home > saúde > saúde alerta
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

SAÚDE ALERTA

'E quem cuida de mim?' Série revela realidade dos cuidadores familiares

Primeiro episódio vai ao ar nesta segunda-feira, no JPB2.

Publicado em 31/03/2025 às 11:12 | Atualizado em 31/03/2025 às 12:36


				
					'E quem cuida de mim?' Série revela realidade dos cuidadores familiares
André Telis

O JPB2, nas TVs Cabo Branco e Paraíba, estreia hoje (31/03) a série "E quem cuida de mim?", conduzida pelo médico paraibano André Telis. Em quatro episódios, a produção mergulha na vida das pessoas que dedicam suas vidas ao cuidado de familiares.

No primeiro episódio, a rotina exaustiva e solitária dos cuidadores. No segundo, os personagens contam o que deixaram para trás, como carreiras, estudos, e a própria vida, para assumir a missão de cuidar. O terceiro episódio vai abordar os aspectos financeiros e jurídicos, como a falta de um benefício para essas pessoas e um Projeto de Lei que pretende mudar isso. No quarto e último episódio, o acolhimento aos cuidadores e a importância de uma rede de apoio. As pessoas vão poder conhecer dois projetos que fazem a diferença na vida de quem cuida.

Os quatro episódios da série foram gravados e finalizados pela equipe da produtora IDE, com Gildázio Dantas na direção. A produção é de Alisson Correia. “Fomos em busca de personagens que contam grandes histórias e, em cada um, pude perceber como é difícil deixar tudo para cuidar de alguém. Buscamos dar voz a esses herois anônimos, revelando os desafios que enfrentam e a importância do trabalho deles”, destacou Alisson.

“Começamos a trabalhar nessa série no ano passado. Foram 4 meses de gravação e edição, além do roteiro, que começou a ser feito em maio. Nos dedicamos muito a esse novo projeto. As pessoas, com certeza, vão se emocionar e se reconhecer nas histórias. Posso dizer que toda equipe aprendeu demais também e vamos levar isso para a casa de cada telespectador, cumprindo a missão do bom jornalismo”, afirmou Giovana Rossini, editora-chefe do JPB2 da TV Cabo Branco e editora da série.

Além do cuidado: a série que revela o impacto na vida dos cuidadores familiares

“A rotina dessas pessoas é marcada por longas jornadas de trabalho, noites mal dormidas e isolamento social. Muitas vezes, precisam lidar com a falta de apoio, além do preconceito e da discriminação. As pessoas vão se enxergar muito nessa série porque essa é a realidade de muita gente, principalmente as mulheres, 80% dos cuidadores são mulheres. Elas deixam a própria vida, carreira, estudos, para cuidar de pais, filhos, parentes”, ressaltou André Telis, médico paraibano que conduziu a série.

O editor geral de jornalismo da Rede Paraíba de Comunicação disse que a série coloca luz nas pessoas que abrem mão da própria vida para cuidar do outro. “Gera identificação, gera reflexão sobre a vida, seus obstáculos e seus caminhos. E, mesmo não vivendo a condição de cuidar de alguém, você se imagina naquela lugar, no lugar de que se entrega e, muitas vezes, não tem o amparo familiar, social e até institucional", finalizou Laerte.

Imagem ilustrativa da imagem 'E quem cuida de mim?' Série revela realidade dos cuidadores familiares

André Telis

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp