SAÚDE
Secretaria de Saúde da PB vai realizar mobilização na quarta (16) para vacinar crianças
"Dia C" vai facilitar o acesso às vacinas para ampliar e elevar os níveis de cobertura vacinal das crianças.
Publicado em 10/02/2022 às 20:39
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Governo da Paraíba vai realizar na próxima quarta-feira (16) um dia de mobilização para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a covid-19. O objetivo do chamado “Dia C” é facilitar o acesso às vacinas para ampliar e elevar os níveis de cobertura vacinal das crianças.
Nesta sexta-feira (11), a SES realizará a entrega de 37.725 doses de vacina para abastecer os 223 municípios paraibanos para a mobilização.
Desse total, 33.310 doses são da Pfizer pediátrica e 4.415 doses da vacina CoronaVac. Com o envio, a SES contabiliza a distribuição de 211.575 doses de vacina infantil para os 223 municípios, o suficiente para a cobertura de 54% da população alvo na Paraíba.
De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, a SES irá disponibilizar as doses suficientes para que seja realizada a vacinação sem agendamentos.
A Secretaria recomenda aos municípios que dediquem as salas de vacinação e pontos itinerantes à vacinação apenas para as crianças aptas a receber os imunizantes. Outra orientação é de que ao elaborar as estratégias, os municípios que decidirem contemplar a vacinação nas escolas, encaminhem as autorizações para a vacinação previamente para que os pais e os responsáveis possam dar o consentimento à aplicação das vacinas nos menores de idade.
Para ter acesso à vacinação, a criança deve estar acompanhada de um adulto, apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação. A vacinação para crianças na Paraíba teve início no dia 15 de janeiro, com a chegada das primeiras doses.
Estão autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as vacinas CoronaVac para população a partir de 6 anos (com o intervalo de 28 dias para a segunda dose) e a Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos (com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose).
Comentários