SAÚDE
Anvisa aprova 1ª vacina contra dengue de dose única no Brasil
Vacina contra dengue em dose única, batizada de Butantan-DV, será ofertada exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Publicado em 26/11/2025 às 17:46

A primeira vacina contra dengue em dose única, desenvolvida pelo Instituto Butantan e batizada de Butantan-DV, foi aprovada nesta quarta (26) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O anúncio foi realizado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
LEIA TAMBÉM:
O início da vacinação ainda será definido pelo Ministério da Saúde e sua oferta será feita exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Vacina contra dengue em dose única
De acordo com o Instituto Butantan, mais de um milhão de doses da vacina contra dengue já estão prontas para serem disponibilizadas ao PNI. Além disso, uma parceria internacional articulada com a empresa chinesa WuXi Vaccines visa aumentar a produção, com uma estimativa de entrega de aproximadamente 30 milhões de doses para o segundo semestre de 2026.
“É um feito histórico para a ciência e a saúde do Brasil. Uma doença que nos aflige há décadas agora poderá ser enfrentada com uma arma muito poderosa: a vacina em dose única do Instituto Butantan. Um desenvolvimento feito por cientistas, trabalhadores e voluntários brasileiros que poderá salvar vidas por todo o país”, diz o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.
Quem pode tomar a vacina contra dengue?
A vacina contra dengue Butantan-DV foi desenvolvida para ser utilizada na população dentro da faixa etária de 12 a 59 anos. O imunizante, que é o primeiro contra dengue em dose única no mundo, deverá ser incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O início da vacinação ainda será definido pelo Ministério da Saúde e sua oferta será feita exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Eficácia da vacina contra dengue
A nova vacina utiliza a tecnologia de vírus vivo atenuado, segura e já utilizada em outros imunizantes em uso no Brasil e no mundo, como a tríplice viral, febre amarela, poliomielite e algumas da gripe.
De acordo com a avaliação técnica da Anvisa, a Butantan-DV apresentou uma eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos. Isso significa que, em 74% dos casos, a doença foi evitada por conta da vacina.
Também demonstrou 89% de proteção contra as formas graves e com sinais de alarme, conforme publicação na The Lancet Infectious Diseases.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários