Ligações de operadoras de telemarketing passam a ter o prefixo 0303

Inclusão do prefixo 0303 serve para que consumidores saibam antes quando recebem ligações de operadoras de telemarketing para aceitar ou recusar a chamada.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As ligações de empresas de telemarketing para clientes vão ser acompanhadas do prefixo 0303 no número de telefone a partir desta quinta-feira (10). A mudança foi anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no final de 2021 e tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente este tipo de ligação e decidir se querem ou não atender a chamada. 

O código 0303 vai aparecer no início do número de qualquer ligação que vise ofertar produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel e, daqui a 90 dias, devem ser implementadas também pelas operadoras de telefonia fixa.

Segundo a Anatel, o código 0303 é exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não.

As operadoras de telemarketing também devem bloquear preventivamente as chamadas originadas de telemarketing ativo, a pedido dos consumidores, e empregar meios tecnológicos necessários para coibir o uso fora das regras estabelecidas pela Anatel.