Nasa revela imagem mais ‘profunda’ já feita do universo

Imagem mostra onze galáxias invisíveis a olho nu

Imagem do universo feita pela Nasa. Foto: Nasa

Nesta segunda-feira (11), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa, na sigla em inglês), revelou a imagem mais profunda já feita do nosso universo, captadas pelo telescópio espacial James Webb. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participou da cerimônia de anúncio. 

A imagem mostra onze galáxias invisíveis a olho nu. O evento estava originalmente programado para a terça-feira (12), às 11h30 (Brasília), mas devido pedido do próprio chefe de Estado norte-americano, a cerimônia foi adiada para a noite desta segunda-feira. 

As imagens do universo foram captadas pelo telescópio James Webb, o maior e mais caro telescópio já construído, que já na sexta-feira (8), teve prévias de fotos reveladas pela agência no Twitter (confira abaixo).

James Webb vai realizar trabalho complementar ao Hubble, telescópio que está em funcionamento desde 1990 e contribuiu com muitas descobertas para a ciência neste período. O novo telescópio começou a operar desde o final de 2021, quando foi lançado em órbita, e se encontra a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

Funcionando como um observatório especial, o James Webb consegue ”enxergar” objetos, como galáxias, estrelas e planetas fora do nosso sistema solar. Além disso, o trabalho do novo equipamento poderá ser superior ao do Hubble, já que ele opera em infravermelho e tem um espelho primário, que ajuda na observação das imagens, três vezes maior que o parceiro de trabalho.