icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo

TECNOLOGIA

Nasa revela imagem mais 'profunda' já feita do universo

Imagem mostra onze galáxias invisíveis a olho nu

Publicado em 11/07/2022 às 19:34

Nasa revela imagem mais 'profunda' já feita do universo
Imagem do universo feita pela Nasa. Foto: Nasa

Nesta segunda-feira (11), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa, na sigla em inglês), revelou a imagem mais profunda já feita do nosso universo, captadas pelo telescópio espacial James Webb. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participou da cerimônia de anúncio.

A imagem mostra onze galáxias invisíveis a olho nu. O evento estava originalmente programado para a terça-feira (12), às 11h30 (Brasília), mas devido pedido do próprio chefe de Estado norte-americano, a cerimônia foi adiada para a noite desta segunda-feira.

As imagens do universo foram captadas pelo telescópio James Webb, o maior e mais caro telescópio já construído, que já na sexta-feira (8), teve prévias de fotos reveladas pela agência no Twitter (confira abaixo).

James Webb vai realizar trabalho complementar ao Hubble, telescópio que está em funcionamento desde 1990 e contribuiu com muitas descobertas para a ciência neste período. O novo telescópio começou a operar desde o final de 2021, quando foi lançado em órbita, e se encontra a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

Funcionando como um observatório especial, o James Webb consegue ''enxergar'' objetos, como galáxias, estrelas e planetas fora do nosso sistema solar. Além disso, o trabalho do novo equipamento poderá ser superior ao do Hubble, já que ele opera em infravermelho e tem um espelho primário, que ajuda na observação das imagens, três vezes maior que o parceiro de trabalho.

Imagem