James Webb: divulgadas novas fotos do universo

Após revelar a foto mais ‘profunda’ já feita do universo, foram divulgadas imagens de nebulosas, planeta em outro sistema solar e conjunto de galáxias.

Foto: Divulgação/Twitter NASA

Nesta terça-feira (12), foram reveladas novas imagens capturadas pelo telescópio espacial James Webb, o mais caro e maior já feito na história. Na nova coleção de imagens, as nebulosas do ‘Anel Sul’ e ‘Carina’, o exoplaneta ‘WASP-96’ e o conjunto de galáxias ‘Quinteto de Stephan’ foram os locais capturados. 

No caso da imagem do ‘WASP-96’, um planeta localizado a 1.150 anos-luz da Terra, foram revelados também dados obtidos através dos estudos com o telescópio, no que se refere a composição da atmosfera. A Nasa ressaltou no anúncio que foram constatadas com as imagens a existência de água e evidências de nuvens e neblina neste exoplaneta.

Um comitê formado por cientistas da comunidade internacional foi encarregado de escolher quais lugares do universo seriam vistos pelo James Webb nesta primeira fase de sua missão. Além da Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e a Agência Espacial Canadense (CSA), são as responsáveis por esta primeira etapa de operação do novo telescópio. 

Na segunda-feira (11), em cerimônia realizada na Casa Branca, com presença do presidente norte-americano Joe Biden, foi exibida a primeira imagem colorida obtida pelo James Webb, considerada a mais ‘profunda’ já feita do universo, de um aglomerado de galáxias denominado SMACS 0723.

Confira abaixo as novas imagens do James Webb:

  • Nebulosa ‘Anel Sul’
Imagem
Foto: Divulgação/NASA
  • Nebulosa ‘Carina’
Imagem
Foto: Divulgação/Twitter NASA
  • Conjunto de galáxias, ‘Quinteto de Stephan’
Imagem
Foto: Reprodução/Twitter NASA
  • Exoplaneta ‘WASP-96’ e sua composição

Composição da atmosfera do exoplaneta WASP-96-B revela que um 'sinal inconfundível de água', juntamente com evidências de nuvens e neblina. — Foto: NASA/Divulgação