TV aberta após 5G: quais aparelhos precisam ser trocados

Agendamento para instalação da nova parabólica digital, que permite ver TV aberta, já é feito em João Pessoa, mas apenas para quem recebe auxílios do Governo Federal.

assistir tv aberta com 5g Foto: Divulgação/Agência Brasil

O 5G começa a ser operado em João Pessoa a partir da sexta-feira (29) e, com isso, quem assiste TV aberta pelas parabólicas tradicionais vai precisar mudar aparelhos para continuar tendo acesso à rede, já que a nova tecnologia de internet móvel usará a frequência da Banda C, que é por onde o sinal chega nas parabólicas tradicionais, com o intuito de evitar interferências. 

>> Agendamento para troca da parabólica está disponível em João Pessoa 

No entanto, nem todas as pessoas que usam a parabólica tradicional vão receber os kits disponibilizados pela ‘Siga Antenado’ para a substituição por aparelhos que captem o sinal da TV aberta na nova frequência (Banda Ku), que não vai sofrer interferências com a utilização da nova tecnologia de internet móvel. 

Segundo a ‘Siga Antenado’, entidade criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e com a participação das empresas de telefonia que venceram a licitação do 5G no Brasil (Claro, TIM e Vivo), quem não faz parte do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, ou não recebe qualquer tipo de auxílio, deverá adquirir os aparelhos necessários no comércio local. 

A organização também ressaltou que não faz a comercialização do kit e que não controla o mercado destes equipamentos, e apenas atua como ‘’apoiadora da população durante a migração do sinal de TV’’. 

Quais aparelhos são necessários mudar?

O kit com os aparelhos que permitem continuar assistindo a TV aberta para quem tem apenas a parabólica tradicional, é composto por uma antena digital, um receptor, controle remoto e os cabos de conexão. Não é necessário trocar a televisão, mesmo que seja de modelos mais antigos, como as de tubo. 

Além disso, de acordo com a ‘Siga Antenado’, o valor destes equipamentos em conjunto gira varia entre R$ 400 e R$ 700, a depender da localidade do consumidor. 

Possíveis interferências no sinal de TV aberta

A ‘Siga Antenado’ ressalta que a partir da ativação do 5G em João Pessoa, quem ainda utiliza as parabólicas tradicionais, corre risco de sofrer interferências no sinal de TV. Isso acontece porque a nova tecnologia de internet móvel opera na mesma frequência da Banda C, ocupada pelo sinal de TV aberta da parabólica tradicional. 

Chuviscos, imagens travadas e até a interrupção permanente da transmissão são alguns dos problemas que podem ocorrer caso o sinal de TV aberta ainda continue sendo recebido pelos equipamentos tradicionais. 

Quais cidades já têm sinal 5G liberado na Paraíba?

  • João Pessoa
  • Santa Rita
  • Bayeux
  • Cabedelo
  • Rio Tinto
  • Pitimbu
  • Cruz do Espírito Santo

Acompanhe a lista atualizada de cidades com 5G já disponíveis na categoria de notícias de tecnologia do Jornal da Paraíba.

Como funciona a internet 5G?

A capacidade de transmissão de dados da internet 5G é extremamente avançada.

Milhares de equipamentos podem estar interconectados numa mesma rede e serem operados remotamente, de forma segura. Em uma rede wifi não temos essa capacidade para suportar tantas conexões, e é o que faz com que o 5G seja muito atraente para o desenvolvimento da Internet das Coisas e a evolução da Indústria 4.0.

A principal diferença do 5G para o 4G é de fato a velocidade na transferência de informações, chamada de latência.

Um aparelho com 4G demora até 54 milissegundos para processar um download de vídeo de 1 Gigabyte, por exemplo.

Com o 5G, a expectativa é que este intervalo seja entre 1 e 2 milissegundos para processar até 20 Gigabytes, o que significa uma velocidade até 20 vezes maior para os usuários.

Outro diferencial é a quantidade de dispositivos que podem estar conectados. No 4G a cobertura é de 10 mil aparelhos por quilômetro, enquanto no 5G a rede de cobertura pode ser de até 1 milhão de aparelhos por quilômetro.

Em um país continental como o Brasil esse aumento do raio de cobertura significa alcance da internet em áreas rurais e industriais que hoje estão descobertas de sinal.