icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

5G em Campina Grande: saiba onde a tecnologia já funciona para o São João 2023

Apenas alguns bairros de Campina Grande estão com a cobertura do sinal do 5G funcionando. Expansão para outras localidades depende de vários fatores, segundo operadoras.

Publicado em 01/06/2023 às 9:38 | Atualizado em 01/06/2023 às 11:01


                                        
                                            5G em Campina Grande: saiba onde a tecnologia já funciona para o São João 2023
Sinal de internet 5G já funciona em alguns bairros de Campina Grande. Foto: Iara Alves/Jornal da Paraíba

O sinal da tecnologia 5G já está disponível em alguns bairros de Campina Grande. Para quem quer aproveitar a internet mais rápida durante os festejos de São João, pelo menos duas operadoras já anunciaram que o 5G funciona na região do Centro, onde fica o Parque do Povo. Claro, Vivo e TIM, empresas vencedoras do leilão do 5G no Brasil, informaram ao JORNAL DA PARAÍBA os locais onde a nova tecnologia de conexão de internet já funciona neste mês de junho (confira abaixo a cobertura de cada operadora). 

Em março deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou as operadoras responsáveis para poderem proceder com a instalação da estrutura da nova tecnologia. Essa liberação foi antecipada, uma vez que estava prevista apenas para julho de 2026 a chegada do sinal do 5G em Campina Grande. 

Antes disso, em fevereiro, seis municípios paraibanos também tiveram antecipada a liberação para instalação da infraestrutura da nova tecnologia. No entanto, foi na capital João Pessoa que o sinal do 5G primeiro esteve disponível, desde 29 de setembro de 2022.

Cobertura do 5G da Claro em Campina Grande

De acordo com nota da empresa para o JORNAL DA PARAÍBA, em Campina Grande, o sinal do 5G pela Claro já atende a região do bairro de Catolé. Conforme também é possível visualizar abaixo, no mapa interativo disponibilizado pela própria Claro, o sinal da nova tecnologia já abrange as localidades que estão destacadas em verde abaixo, como a região do Centro da cidade.


				
					5G em Campina Grande: saiba onde a tecnologia já funciona para o São João 2023
Confira as regiões de Campina Grande em que o sinal 5G da Claro já está disponível - Foto: Reprodução/Site Claro. Confira as regiões de Campina Grande em que o sinal 5G da Claro já está disponível - Foto: Reprodução/Site Claro

Em relação à expansão do 5G da Claro para outros locais, a empresa afirmou que vai seguir investindo na ampliação da sua rede 5G não somente em Campina Grande, mas no estado. Não foi informada uma data sobre quando outras regiões vão receber a estrutura e o sinal. 

Cobertura do 5G da Vivo em Campina Grande

Segundo a Vivo, a região do bairro do Centro também já tem o sinal do 5G em funcionamento para os clientes da operadora. Em nota, a empresa de telefonia não confirmou uma data para expansão do sinal para outros bairros de Campina Grande. No entanto, moradores da cidade já relataram ter acesso ao serviço também em bairros como Cruzeiro, Prata e Centenário.

A Vivo afirmou que a expansão da rede 5G para outras regiões é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas, demanda e autorizações para instalações de antenas.

Cobertura do 5G da TIM em Campina Grande

A TIM não confirmou que o sinal do 5G já está em funcionamento na cidade e também não deu detalhes ao JORNAL DA PARAÍBA sobre uma previsão para instalação do sinal. 

Quais cidades já têm sinal 5G na Paraíba?

Até o momento, somente em João Pessoa e Campina Grande o sinal da nova tecnologia já funciona para os clientes de algumas operadoras. No entanto, graças à sinalização positiva da Anatel, outros municípios paraibanos já estão liberados para receberem a estrutura de funcionamento do 5G. Veja abaixo a lista de quais são esses outros municípios.

  • Santa Rita
  • Bayeux
  • Cabedelo
  • Rio Tinto
  • Pitimbu
  • Cruz do Espírito Santo
  • Riachão do Bacamarte

Previsão da chegada do 5G para outras cidades

Segundo a Anatel, a previsão de chegada do 5G em outras cidades no estado, como Patos, por exemplo, é a partir de julho de 2026.

Além disso, em outras cidades do Sertão, como Cajazeiras e Sousa, a implantação da tecnologia de rede móvel deve demorar ainda mais, já que por lá isso vai acontecer em duas etapas.

Em Cajazeiras, segundo a agência, até julho de 2028, 50% da estrutura já vai estar instalada, enquanto somente em 2029, 100% vai estar concluído. O mesmo prazo serve para Sousa. Veja abaixo a lista com as datas de implantação em outras cidades.

  • Guarabira - 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029
  • Patos - até 31/07/2027
  • Cajazeiras - 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029
  • Sousa - 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029
  • Monteiro - 50% até 31/07/2028 e 100% até 31/07/2029

No entanto, assim como a Anatel antecipou a implantação nessas duas cidades e, anteriormente, em mais seis municípios, é possível que o mesmo aconteça com outras.

Na Paraíba, as cidades escolhidas para a instalação da estrutura que permite o funcionamento da nova tecnologia estão enquadradas em critérios que respondem ao tamanho da população de cada localidade. Quanto menor a população de cada município, a previsão de chegada da nova tecnologia é mais tardia. 

Como funciona a internet 5G?

A capacidade de transmissão de dados da internet 5G é extremamente avançada.

Milhares de equipamentos podem estar interconectados numa mesma rede e serem operados remotamente, de forma segura. Em uma rede wifi não temos essa capacidade para suportar tantas conexões, e é o que faz com que o 5G seja muito atraente para o desenvolvimento da Internet das Coisas e a evolução da Indústria 4.0.

A principal diferença do 5G para o 4G é de fato a velocidade na transferência de informações, chamada de latência.

Um aparelho com 4G demora até 54 milissegundos para processar um download de vídeo de 1 Gigabyte, por exemplo.

Com o 5G, a expectativa é que este intervalo seja entre 1 e 2 milissegundos para processar até 20 Gigabytes, o que significa uma velocidade até 20 vezes maior para os usuários.

Outro diferencial é a quantidade de dispositivos que podem estar conectados. No 4G a cobertura é de 10 mil aparelhos por quilômetro, enquanto no 5G a rede de cobertura pode ser de até 1 milhão de aparelhos por quilômetro.

Em um país continental como o Brasil esse aumento do raio de cobertura significa alcance da internet em áreas rurais e industriais que hoje estão descobertas de sinal.

Troca de parabólicas


				
					5G em Campina Grande: saiba onde a tecnologia já funciona para o São João 2023
(Foto: Reprodução/TV Globo). (Foto: Reprodução/TV Globo)

Com a chegada da nova tecnologia de rede móvel, aparelhos de captação de sinal da TV aberta terão de ser trocados, com o intuito de evitar interferências no sinal. Isso ocorre porque o 5G usa a frequência 3,5 GHz, que é por onde o sinal chega nas parabólicas tradicionais.

Devido essa mudança, a ‘Siga Antenado’, entidade criada pelas empresas de comunicação responsáveis pelo 5G no Brasil (Claro, TIM, Vivo), será responsável pela distribuição de kits de TV digital para a população de baixa renda, que recebam algum tipo de auxílio do Governo Federal e que estejam inscritos no CadÚnico.

Quem não se enquadra nesses parâmetros, deverá adquirir os aparelhos necessários no comércio local. O valor destes equipamentos em conjunto varia entre R$ 400 e R$ 700, a depender da localidade do consumidor.

Os aparelhos que estão no kit são a antena digital, um receptor, controle remoto e os cabos de conexão. Não é necessário trocar a televisão, mesmo que seja de modelos mais antigos, como as de tubo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp