TECNOLOGIA
Ford Vertrek estreia no Salão de Detroit como conceito econômico
Novo SUV compacto deve substituir o Escape nos Estados Unidos. Protótipo é equipado com motor EcoBoost 1.6 e sistema start-stop.
Publicado em 10/01/2011 às 18:48
Do G1
A Ford reservou para o Salão de Detroit, nos estados Unidos, a apresentação do carro-conceito Vertrek. O modelo foi exibido nesta segunda-feira (10) e mostra as linhas que a Ford adotará nos próximos anos no segmento de utilitários esportivos. O novo SUV compacto deve substituir o Escape nos Estados Unidos assim como o Kuga em outros mercados.
Clique aqui para ver mais imagens
O Vertrek é equipado com o motor EcoBoost 1.6 de quatro cilindros em linha com sistema start-stop (que desliga o propulsor quando o carro está parado e liga assim que o pé encosta no acelerador). A Ford promete equipar também seus modelos, futuramente, com o sistema que recupera a energia liberada nas frenagens para recarregar a bateria do sistema start-stop, tudo para deixar seus carros mais econômicos. Transmissões de seis velocidades também serão adotadas para ajudar na redução de emissões.
O conceito é baseado na plataforma global Ford C, que inclui os recém-lançados modelos C-Max e Grand C-Max. Ele engloba tanto conceitos de carro urbanos quanto de off-roads. A reação do público em Detroit ajudará, segundo a Ford, a traçar o modelo que a fabricante lançará a partir do protótipo.
De acordo com a montadora, globalmente, o segmento de SUV compacto - o que no Brasil é considerado um carro médio — tem apresentado forte crescimento desde 2009, liderado pela China e pelos EUA. O mercado na China, por exemplo, deverá aumentar 60% em 2011 ao comparar com 2009.
"Nos EUA estes são considerados carros pequenos, enquanto na Europa e em outros mercados são considerados carros de tamanho médio. Não importa como você classificá-lo, o segmento é extremamente importante e apenas os fabricantes que demonstram liderança em design, tecnologia com foco no cliente e economia de combustível serão bem sucedidos", afirmou o vice-presidente global de vendas da Ford, Jim Farley.
Comentários