icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Ford Vertrek estreia no Salão de Detroit como conceito econômico

Novo SUV compacto deve substituir o Escape nos Estados Unidos. Protótipo é equipado com motor EcoBoost 1.6 e sistema start-stop.

Publicado em 10/01/2011 às 18:48

Do G1

A Ford reservou para o Salão de Detroit, nos estados Unidos, a apresentação do carro-conceito Vertrek. O modelo foi exibido nesta segunda-feira (10) e mostra as linhas que a Ford adotará nos próximos anos no segmento de utilitários esportivos. O novo SUV compacto deve substituir o Escape nos Estados Unidos assim como o Kuga em outros mercados.

Clique aqui para ver mais imagens

O Vertrek é equipado com o motor EcoBoost 1.6 de quatro cilindros em linha com sistema start-stop (que desliga o propulsor quando o carro está parado e liga assim que o pé encosta no acelerador). A Ford promete equipar também seus modelos, futuramente, com o sistema que recupera a energia liberada nas frenagens para recarregar a bateria do sistema start-stop, tudo para deixar seus carros mais econômicos. Transmissões de seis velocidades também serão adotadas para ajudar na redução de emissões.

O conceito é baseado na plataforma global Ford C, que inclui os recém-lançados modelos C-Max e Grand C-Max. Ele engloba tanto conceitos de carro urbanos quanto de off-roads. A reação do público em Detroit ajudará, segundo a Ford, a traçar o modelo que a fabricante lançará a partir do protótipo.

De acordo com a montadora, globalmente, o segmento de SUV compacto - o que no Brasil é considerado um carro médio — tem apresentado forte crescimento desde 2009, liderado pela China e pelos EUA. O mercado na China, por exemplo, deverá aumentar 60% em 2011 ao comparar com 2009.

"Nos EUA estes são considerados carros pequenos, enquanto na Europa e em outros mercados são considerados carros de tamanho médio. Não importa como você classificá-lo, o segmento é extremamente importante e apenas os fabricantes que demonstram liderança em design, tecnologia com foco no cliente e economia de combustível serão bem sucedidos", afirmou o vice-presidente global de vendas da Ford, Jim Farley.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp