icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Inseticida natural ajuda no combate de praga

Pesquisadora de Campina Grande desenvolveu produto para combater praga do gorgulho, inseto que ataca o feijão carioquinha.

Publicado em 18/03/2012 às 8:00


Uma pesquisadora de Campina Grande estudou três plantas nativas da Caatinga e, a partir delas, desenvolveu um inseticida natural para combater a praga do gorgulho (Zabrotes subfasciatus), inseto que costuma atacar principalmente o feijão carioquinha.

A tecnologia sustentável foi testada em laboratório e, no futuro, pode ajudar a reduzir o desperdício do grão, que registra em média 10% de perca em função desse inseto, que também é conhecido como caruncho ou bicho-do-feijão
A pesquisa foi resultado da tese de doutorado da bióloga Elvira Bezerra Pessoa, que defendeu o estudo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A pesquisa foi orientada pelo professor Francisco de Assis Cardoso Almeida.

“Encontramos uma solução que é benéfica tanto para o meio ambiente, quanto para os produtores agrícolas, incluindo aqueles que praticam ou não a agroecologia”, destaca a pesquisadora.

As plantas utilizadas por ela para o desenvolvimento de extratos botânicos que servem como inseticida e repelente ao mesmo tempo foram o pereiro, o angico e a oiticica, três plantas endêmicas da Caatinga.

Para testar a eficácia do produto desenvolvido, foram utilizados grãos de feijão carioquinha acondicionados em garrafas pet durante 180 dias, em ambientes não controlados de temperatura e umidade do ar. Tal condição favorece o aparecimento da praga.

“Ao aplicarmos o produto líquido, verificamos que o extrato pereiro casca conseguiu exterminar o gorgulho adulto, com a aplicação de uma pequena dose de 3 ml. Para os demais extratos, conseguimos uma mortalidade de 100% do inseto aplicando doses de 4 e 5 ml, o que comprova sua eficácia”, contou.

Outro experimento analisou a repelência/atratividade e mortalidade do gorgulho pelos extratos em pó das mesmas plantas. Foi comprovado que o número de insetos adultos repelidos foi maior com o extrato da casca de oiticica (82,49%) seguido dos demais (pereiro casca, angico casca, pereiro folha e angico folha).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp