TECNOLOGIA
Jornal da Paraíba entra na era do ‘iPhone’ e ‘iPad’
Agora, o JP dá mais um passo e lança a versão beta mobile, ou seja, adaptada para equipamentos portáteis, como iPad e iPhone.
Publicado em 05/12/2010 às 9:19
De Caroline Marques
Diversidade de público e harmonia com as novas tendências não são apenas objetivos, mas também características do Jornal da Paraíba. Para tê-las, o periódico investe constantemente em tecnologia e permanece vigilante em relação ao seu conteúdo editorial. Agora, o JP dá mais um passo e lança a versão beta mobile, ou seja, adaptada para equipamentos portáteis, como iPad e iPhone.
“O jornal impresso está passando por uma transição e o Jornal da Paraíba já se adiantou para acompanhar as mudanças de forma progressiva”, afirmou Washington Lima, gerente de sistemas e métodos do JP.
Depois de várias pesquisas e simulações, está finalizada a versão que, além de matérias para leitura, inova com a possibilidade de escutar simultaneamente a edição completa do Jornal da Paraíba diariamente através de arquivos em mp3.
Digitando a URL “m.jornaldaparaiba.com.br”, o usuário acessa o sistema, que reconhece se o equipamento é um iPad ou iPhone. Quando o aparelho não suporta a linguagem utilizada, como celulares mais comuns, o usuário é imediatamente direcionado à página principal do Jornal da Paraíba em HTML.
Bem mais leve do que as versões tradicionais, a do JP é visualizada até com internet discada. Há um formato disponível com imagens e outro mais simples, chamado e-book, para equipamentos menos sofisticados, apresentando apenas textos.
A navegação pela ferramenta é facilitada com vários atalhos. Se o usuário estiver lendo o jornal em uma página que contenha imagem, poderá clicar em um botão que leva direto às matérias simplificadas com a leitura eletrônica em áudio. Caso esteja lendo um texto, poderá acessar diretamente a imagem da página com a diagramação da versão impressa no periódico.
'iPad’ chegou ao Brasil na sexta
Depois de meses de expectativa sobre a chegada do iPad, o tablet da Apple finalmente chegou ao Brasil na madrugada da última sexta-feira. As vendas começam à 0h em algumas lojas de varejo e revendedores autorizados.
A partir de sexta-feira. o aparelho também estava disponível em 150 lojas do país, com preço a partir de R$ 1.649,00.
Lançado em abril nos EUA, o tablet já vendeu 13 milhões de unidades até setembro, segundo estimativas da consultoria Piper Jaffray, e a expectativa é que se chegue a 28 milhões já em 2011.
No Brasil não existem números precisos, mas de olho em uma fatia do mercado potencial é que varejistas dispõem-se a aceitar regras nada brandas da Apple.
Como é tradição para todos os lançamentos em todo o mundo, redes de varejo e lojas autorizadas recebem a confirmação sobre a chegada do produto apenas na semana do início das vendas.
Isso exige um grau de agilidade de processos, comunicação e marketing sem igual, ao passo que toda a campanha de marketing e o evento de lançamento devem ser preparados em poucos dias.
“É comum a Apple manter parceiros reféns ao modelo de suspense sobre o lançamento do produto e até mesmo sobre quando os produtos chegarão aos estoques’’, diz Gene Munster, analista da consultoria Piper Jaffray.
“Essa novidade representa mais um movimento do Jornal da Paraíba em direção à era digital. Fazemos questão de nos aproximar do público mais adepto das novas tecnologias, com presença marcante nas mídias sociais e com novas ferramentas de acesso ao nosso conteúdo”, enfatizou Guilherme Lima, superintendente da Rede Paraíba de Comunicação.
Comentários