TECNOLOGIA
Médico recomenda que consultas oftalmológicas devem ser regulares
População deve consultar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.
Publicado em 02/10/2011 às 14:42
Deixar de manter um estilo de vida saudável é tão prejudicial à saúde quanto deixar de ir às consultas médicas com certa regularidade. O lapso de tempo na frequência indicada aos exames oftalmológicos para as diferentes faixas etárias varia, mas a grande maioria ignora o 'cronograma' médico e só vai ao especialista quando sente dificuldades.
Crianças no primeiro mês de vida têm que fazer o “teste do olhinho”, que detecta grande parte das patologias que poderiam levar à cegueira e também consegue prevenir várias doenças. Aos dois anos ou ainda em fase pré-escolar, é necessário fazer o exame convencional oftalmológico, que avalia possibilidades de início de qualquer patologia.
Caso não surjam quaisquer indícios, os exames passam a ser necessários com uma regularidade de uma vez ao ano. Já no caso de ser identificado qualquer problema nos exames, é recomendado que os procedimentos passem a ser feitos a cada seis meses. Na idade adulta, o indicado é que os pacientes continuem adotando os mesmos prazos. “O oftalmologista não é um oculista. A simples consulta pode identificar tantas outras patologias e, mesmo assim, quando não se prescreve o uso de óculos o paciente fica frustrado. Mas não deve ser assim”, comentou o oftalmologista Antônio Harrison.
Comentários